Alimentação

Congelar os alimentos pode facilitar a sua rotina

Atualizado em 17 de junho de 2020
Congelar os alimentos pode facilitar a sua rotina

Sem tempo para fazer refeições todos os dias? Congelar os alimentos pode te ajudar nessa tarefa! Aprenda a melhor forma de congelar as suas refeições e torne as suas refeições mais saudáveis e duráveis

Com a rotina acelerada de trabalho e de cuidados com a casa, é fácil deixar de lado a preparação de comidas caseiras e fugir para a opção mais simples que é de pedir comidas por delivery, ou recorrer à alimentos ultra processados, que possuem alto índice de sódio e não são bons para a família. Porém, existem maneiras simples de ajudar a melhorar a relação com a comida, e tornar a tarefa de comer comidas caseiras, e congelar os alimentos é uma delas.

Aprender a como congelar de maneira correta seus alimentos sem que eles percam os nutrientes te ajuda a criar uma rotina melhor de alimentação, tornando esse momento mais tranquilo e saudável. Ao fazer isso, é possível se programar para a semana, separar as refeições já prontas, e ter mais tempo para aproveitar com você e sua família, além de fazer com que as frutas e verduras rendam por muito mais tempo. Afinal, em temperatura de -18º a atividade dos micro-organismos é reduzida, e as folhas, por exemplo, duram por mais tempo.

O que pode ser congelado?

  • Frutas

tigelas de frutas vermelhas congeladas

Algumas frutas, como as vermelhas (cereja, morango, framboesa), ou banana, maçã podem ser congeladas e consumidas logo depois de ser retiradas do freezer, ou utilizadas para fazer smoothies e vitaminas. Algumas outras que são ricas em água, como melancia e melão, por exemplo, não devem ser congeladas pois podem acabar ficando molengas.

  • Hortaliças e legumes

prato de legumes que podem ser congelados

No caso dos vegetais e folhas verdes é importante fazer uma técnica de branqueamento para ajudar a inativar as enzimas que podem causar a deterioração.

Para realizar esse branqueamento você deve:

– Escaldar as hortaliças e legumes em água fervente

– Em seguida, deixe-os esfriando em uma bacia com gelo por, em médica, 15 a 35 segundos

– Antes de colocar na embalagem para ir ao freezer, retire o máximo de água que puder com uma folha de papel toalha.

Para ser utilizadas, as folhas e vegetais podem ir direto para a panela, assim como as frutas!

  • Comidas prontas

prato de arroz pronto

Outra maneira é congelar os alimentos já prontos, como arroz e feijão. Nesse caso é importante tomar cuidado com a quantidade de sal e tempero na hora de preparar os alimentos para o congelamento. Isso porque ao congelar, os temperos ficam mais acentuados e podem afetar no gosto na hora de descongelar. Outra dica é cozinhar um pouco menos os alimentos antes de serem congelados, para que fiquem no ponto correto na hora do aquecimento. Esses alimentos podem ser descongelados na geladeira, de forma gradual, ou direto na panela.

  • Carnes cruas

carnes cruas para congelamento

As carnes cruas podem ser embaladas já separadas em porções para as refeições. Isso é importante porque uma vez descongeladas, não podem ser congeladas novamente para evitar a proliferação de bactérias. No caso da carne, é importante que o descongelamento seja feito na geladeira, de forma gradual.

  • Pães e bolos

bolo com cobertura que pode ser congelado

Sim, pães e bolos podem ser congelados. Isso é ideal principalmente para quem mora sozinho e não vai conseguir consumir os alimentos até a data da validade. Para congelá-los, corte em fatias e congele-os em um saco ou pote. No caso de pães, eles podem ser jogados direto na torradeira ou frigideira para descongelar. Já os bolos vão descongelando do lado de fora longo do dia.

Dicas de ouro para um melhor congelamento dos alimentos

  • Use menos sal e temperos na hora da preparação
  • Guarde os alimentos em saquinhos de preferência embalados a vácuo, para evitar contato com ar
  • Ou utilize potes de vidro
  • Etiquete os alimentos com o nome, a data e a quantidade de tempo que podem ficar no congelador

Leia Também

O que são alimentos funcionais e porque são importantes

O que são alimentos funcionais e porque são importantes

4 lanches saudáveis para a criançada

4 lanches saudáveis para a criançada

Beba 8 copos de água por dia e seja mais saudável

Beba 8 copos de água por dia e seja mais saudável

Como fazer refeições saudáveis durante a quarentena?

Como fazer refeições saudáveis durante a quarentena?

Curta nossa página

Siga no Pinterest