Alimentação

4 maneiras de emagrecer comendo doces

Atualizado em 13 de junho de 2019
4 maneiras de emagrecer comendo doces

Um sonho: emagrecer comendo doces. Realidade: é possível, entenda como

Apesar do que muitas pessoas pensam, doces podem ser compatíveis com uma dieta saudável e perda de peso. É claro, sem cair nas armadilhas de marketing do supermercado e com orientação clara contra os açúcares de baixa qualidade escondidos. A regra de ouro para os fãs de doces é fazer da qualidade a prioridade.

1. Fuja dos industrializados

Açúcares adicionados aos produtos constituídos industrialmente – incluindo frutose e glicose – pode ser difícil de evitar nos corredores dos supermercados. Vários estudos – incluindo pesquisa recente da Universidade da Califórnia, publicada em abril – puseram em evidência os efeitos nocivos que o açúcar pode ter sobre o corpo e os efeitos negativos da frutose no metabolismo e no cérebro . É, portanto, melhor evitar bolos e doces industrializados, sobremesas, sorvetes, iogurtes cheios de adoçantes artificiais, ou purê de frutas e compotas que contêm menos de 50% de fruta. Nas bebidas, evite refrigerantes, bebidas gaseificadas e bebidas com adição de açúcar, bem como suco de frutas e smoothies, que podem conter tanto o açúcar quanto a ingestão diária máxima recomendada.

2. Aposte em frutas com baixo índice glicêmico

Recomendações falam para comer cinco porções de frutas ou legumes por dia. No entanto, nem sempre é clara a melhor forma de escolher. Tente evitar encher seu prato com frutas de alto índice glicêmico. Troque bananas, tâmaras, abacaxi e manga por frutas vermelhas (framboesas, morangos, amoras, mirtilos), maçãs, peras, laranjas, toranjas, pêssegos e nectarinas.

Dica: canela é conhecida por reduzir os níveis de açúcar no sangue. Ela pode ser usada para adoçar café ou chá, ou polvilhada sobre frutas, iogurte ou queijo fresco.

3. Escolha opções mais leves para a sobremesa

Para evitar sentimentos de frustração de privar-se de sobremesa, experimente fazer uma lista das opções mais leves e destaque o que você gosta, como opções com frutas ou chocolate acima de 70% cacau, com menos cremes e, consequentemente, gordura.

4. Prepare suas guloseimas em casa

Em vez de pegar barras de chocolate compradas em lojas ou biscoitos, tente tomar um pouco de tempo para preparar seus petiscos doces caseiros. Tente encher uma pequena caixa com frutas secas, dois quadrados de chocolate amargo por dia ou gengibre cristalizado. Se você realmente quer tratar-se de uma sobremesa satisfatória, em seguida, fazer o seu próprio. Você pode fazer barras de cereais com menos açúcar, bombons de castanhas e geléias.

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