Alimentação

15 razões para comer aveia regularmente

Atualizado em 1 de junho de 2019
15 razões para comer aveia regularmente

Conheça os motivos pelos quais a aveia é considerada um superalimento. Não em vão

Se ao pensar em aveia a única coisa em que você pensa é no café da manhã, engana-se. O grão é muito versátil, pode ser consumido em pratos doces e salgados, pura, como farinha ou farelo e é super nutritiva. Conheça 15 motivos para colocar a aveia na sua rotina.

1. É fonte de fibras

2 colheres de sopa de aveia fornecem 2,9g (12% valor diário recomendado de ingestão desse nutriente). O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 25g/dia. Sabe-se que a ingestão de fibras pela população brasileira ainda é baixa e que as fibras têm inúmeros benefícios à saúde;

2. Reduz o colesterol

A aveia é fonte natural de beta-glucanas, fibras solúveis capazes de reduzir o colesterol;

3. Ajuda no controle glicêmico

Devido às quantidades significativas de fibras, a aveia promove retardo da digestão e da absorção dos carboidratos ingeridos, isso impede picos glicêmicos após as refeições;

4. Regula o intestino

As fibras são benéficas para a função intestinal. Elas reduzem o tempo que o alimento leva para ser digerido e eliminado.

5. Auxília no alívio da constipação

A aveia é um alimento rico em fibras solúveis, e esse tipo de fibra retarda o esvaziamento gástrico. No entanto, para que o benefício da ingestão de fibras seja aproveitado, é necessário que seja acompanhado de líquidos, principalmente água;

6. Saciedade

Outra função das fibras da aveia é retardar o processo digestivo, prolongando dessa forma a sensação de saciedade;

7. Importante fonte de energia

A aveia está na base da pirâmide alimentar, é um alimento rico em carboidratos, importante para o fornecimento de energia para o corpo. Assim, pode ser consumida em diferentes momentos do dia, fornecendo energia para nossas atividades, seja no trabalho, na escola ou até mesmo na academia;

8. Faz bem para o coração

A aveia é considerada um alimento funcional por ser rica em fibras, especialmente um tipo conhecido como beta-glucana. Estas ajudam na redução do colesterol total e do colesterol ruim, importantes fatores de risco para doenças do coração;

9. É um alimento nutritivo

É um cereal pouco processado, o que garante a integridade do grão mantendo seu teor de vitaminas e minerais, tornando-o mais nutritivo e preservando sua qualidade nutricional;

10. Possui vitaminas e minerais

Sabemos da importância das vitaminas e minerais para a saúde e a aveia é uma importante fonte das vitaminas B1, B2 e E, além dos minerais ferro e magnésio;

11. Auxílio no controle do peso

Uma dieta saudável, rica em fibras e cereais, auxilia na prevenção da obesidade. A adição de aveia à alimentação pode resultar na diminuição do apetite e da ingestão energética, contribuindo para a perda de peso.

12. É um alimento funcional

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece as beta-glucanas presentes na aveia como alegação funcional, ou seja, podem ajudar no funcionamento do intestino e também no controle do colesterol, desde que seu consumo seja associado a hábitos alimentares saudáveis.

13. Contribui para uma alimentação saudável

Por ser fonte de energia, fibras e possuir vitaminas e minerais, o consumo regular de aveia associado a hábitos de vida saudáveis é importante para uma alimentação equilibrada.

14. É um alimento versátil

Diferentemente do que muitos pensam, a aveia pode ser utilizada em diversas preparações e incluída em várias refeições ao longo do dia. Esse cereal integral pode ser um aliado no dia a dia e tornar os pratos ainda mais saborosos e nutritivos.

15. Uma ótima opção para os lanches entre as refeições

Nutricionistas recomendam realizar lanches intermediários entre as refeições para evitar que o estômago fique vazio durante muito tempo, evitando a fome exagerada e o excesso na próxima refeição. A aveia pode ser uma boa opção nos lanches, pois hoje existem barras de cereais, cookies e bolachas com esse cereal, que são práticos e podem ser levados para o trabalho, escola ou até mesmo no carro, como opções equilibradas e saudáveis.

Fonte: Oraculum Inteligência em Nutrição e Saúde e Parceira Quaker

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