Alimentação

Quantas calorias tem a sua festa junina?

Atualizado em 14 de junho de 2019
Quantas calorias tem a sua festa junina?

Conheça o valor calórico dos pratos típicos e veja as dicas para comer sem culpa

Junho é mês de quermesse, festas e muitas calorias a mais. Mas não precisa ser assim. Quer aproveitar ao máximo as festas juninas e comer sem culpa quitutes deliciosos, como arroz doce, pamonha e bolos de diversos tipos? A nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Kátia Terumi M. Rodrigues Ushiama, selecionou algumas dicas de como equilibrar as calorias dos alimentos neste período.

• Arroz doce (100g = 160 calorias): rico em carboidratos e com elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.

• Bolo de fubá (100g = 350 calorias): rico em carboidratos e com elevado teor energético, o milho ainda é uma boa fonte de fibras e vitamina A. As calorias podem ser reduzidas para 222 (100g), optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno. A mesma substituição pode ser feita para o bolo de milho, reduzindo as 311 calorias para 178 (100g) e para a canjica, diminuindo de 226 para 165 calorias (100g).

• Pamonha (100g = 171 calorias): a nutricionista indica dar preferência para adoçante artificial, leite desnatado e margarina light no preparo do prato, o que reduz para 162 calorias a cada 100g.

• Pipoca: pode ser preparada sem óleo ou manteiga. Kátia explica que o milho deve ser colocado dentro de um saquinho de pão. Feche bem a extremidade do saco, leve ao forno ou micro-ondas por alguns minutos na potência alta. Na hora de salgar, utilize sal em spray.

• Tapioca: rica em carboidratos e com elevado teor energético, a tapioca é produzida a partir da mandioca. Porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Por isso, a dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado. Um exemplo citado pela nutricionista é o Romeu e Julieta, que pode ficar menos calórico ao escolher geleia de goiaba diet (uma colher de sopa = 68 calorias) e queijo minas light (1 fatia pequena de 20g = 28 calorias).

• Pé de moleque (100g = 487 calorias); paçoca (100g = 484 calorias): o amendoim é classificado como uma semente oleaginosa, rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Devido ao alto índice de gordura, tem elevado teor calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação.

• Pinhão (100g = 174 calorias): fonte de carboidratos, o pinhão tem um significativo teor de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Suas propriedades auxiliam no aumento de anticorpos no organismo.

• Vinho quente (100 ml = 120 calorias): por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes como os flavonoides – que combatem os radicais livres – e o resveratrol – que tem efeito cardioprotetor. Devido ao seu teor alcoólico, deve ser consumido com moderação.

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