O que NÃO comer antes da prática de exercícios

Sabemos que é super importante comer alimentos leves e saudáveis antes de se exercitar. Mas você conhece aqueles dos quais você deve fugir?

Sabemos que alguns alimentos ajudam a potencializar a atividade física, dão mais energia e até ajudam a tonificação muscular durante os exercícios. Mas o oposto também pode acontecer. Por isso é importante tomar esses cuidados com a alimentação na hora de praticar um esporte.

Afinal, dessa forma você evita desidratação, alterações gastrointestinais, como diarreia e vômito, além do baixo rendimento esportivo, que pode afetar sua relação com os exercícios, e até sua autoimagem. Além disso, dependendo do que você comer, o seu corpo vai direcionar toda a energia que deveria ser gasta no treino para a digestão dos alimentos.

No momento da prática de exercício, boa parte do fluxo sanguíneo passa a ser direcionado para os músculos. Por isso, para ter uma digestão adequada é recomendado pelo menos 3 horas entre as grandes refeições, como jantar e almoço, e os treinos.

Além de evitar esses alimentos, eles não devem ser ingeridos menos de uma hora antes de praticar o exercício, pois esse é o tempo que o organismo demora para absorver os nutrientes oferecidos.

Lembre-se sempre que para efetividades dos exercícios, é necessário que seus hábitos alimentares sejam saudáveis, e a sua rotina siga uma rotina de descanso, tanto mental quanto físico.

Para você não cair no erro, separamos alguns “proibidões do treino” e os motivos pelos quais eles podem prejudicar o seu desempenho na hora de malhar:

Produtos industrializados

Alimentos como biscoitos, refrigerante e enlatados devem ser evitados, pois eles apresentam uma quantidade grande de sódio, fazendo com que você sinta muita sede durante o treino.

Alimentos ricos em açúcar (doces em geral)

As comidas ricas em açúcares devem ser evitadas antes dos treinos pois eles não contribuem na hora do exercício físico, não são saudáveis e não garantem a energia boa necessária para o treino.

É importante evitar massas

Se você ama uma macarronada, por exemplo, deixe para depois de treinar. Isso porque elas deixam o processo digestivo mais lento e, consequentemente, pouca disposição para o treino.

Leite

Principalmente pessoas que têm dificuldade em processar a lactose devem evitar leite e derivados, afinal esses alimentos podem gerar desconforto gástrico, sono e enjoo.

Frutas com muita fibra

Frutas geralmente são recomendadas, mas algumas podem ser deixadas para comer depois dos exercícios físicos. Prefira comer pera, maracujá, mamão, ameixas e cereais (granola, aveia, linhaça, etc.) pois estimulam a atividade intestinal.

Alimentos gordurosos

Esse é um dos alimentos mais importante de evitar comer antes de sair para treinar, afinal podem causar enjoo ou mal-estar, além de fadiga excessiva.

Fonte: Pfizer