Alimentação

O que NÃO comer antes da prática de exercícios

Atualizado em 18 de outubro de 2019
O que NÃO comer antes da prática de exercícios

Alguns alimentos podem prejudicar o desempenho na hora dos exercícios. Entenda o motivo

Sabemos que alguns alimentos ajudam a potencializar a atividade física, dão mais energia e até ajudam a tonificação muscular durante os exercícios. Mas o oposto também pode acontecer.

É importante tomar esses cuidados com a alimentação na hora de praticar um esporte, porque assim você evita desidratação, alterações gastrointestinais, como diarreia e vômito, além do baixo rendimento esportivo, que pode afetar sua relação com os exercícios, e até sua auto-imagem.

Conheça os ‘proibidões do treino’ e os motivos pelos quais eles podem prejudicar o seu desempenho na hora de malhar.

  • Produtos industrializados, como por exemplo, biscoitos, refrigerante e enlatados, pois eles apresentam uma quantidade grande de sódio, fazendo com que você sinta muita sede durante o treino.
  • Alimentos ricos em açúcar (doces em geral), pois eles não contribuem na hora do exercício físico, não são saudáveis e não garantem a energia boa necessária para o treino.
  • É importante evitar massas, porque elas deixam o processo digestivo mais lento e, consequentemente, pouca disposição para o treino.
  • Leite, pois têm pessoas que têm dificuldade em processar a lactose e dessa forma, gera desconforto gástrico, sono e enjoo.
  • Frutas com muita fibra, como por exemplo, pera, maracujá, mamão, ameixas e cereais (granola, aveia, linhaça, etc), pois estimulam a atividade intestinal.
  • Alimentos gordurosos, pois podem causar enjoo ou mal-estar, antes dos exercícios, além de fadiga excessiva

Além de esses alimentos serem evitados, eles não devem ser ingeridos menos de uma hora antes de praticar o exercício, pois esse é o tempo que o organismo demora para absorver os nutrientes oferecidos.

Lembre-se sempre que para efetividades dos exercícios, é necessários que seus hábitos alimentares sejam saudáveis, e a sua rotina siga uma rotina de descanso, tanto mental quanto físico.

* Com informações da Pfizer

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