Alimentação

5 maneiras de controlar o apetite exagerado

Atualizado em 3 de outubro de 2019
5 maneiras de controlar o apetite exagerado

Não consegue passar o dia sem beliscar e come tudo o que vê pela frente? Aprenda a controlar o apetite

Você é daquele tipo de pessoa que sente fome o dia todo, mesmo logo após ter feito uma refeição? Não consegue controlar o apetite passar o dia sem beliscar e quando começa a comer só sossega quando a comida acaba? O apetite fora do normal pode ser explicado por diversos fatores, inclusive psicológicos, como depressão e ansiedade, mas é bastante comum que o descontrole da ingestão alimentar e a fome constante sejam resultados de maus hábitos alimentares.

“Ficar longos períodos sem comer é uma das atitudes que mais podem prejudicar o peso: além do organismo acionar a produção de grelina, haverá um maior acúmulo de gorduras devido aos picos de glicose no organismo. Portanto, uma das principais medidas para controlar o apetite é fracionar a ingestão de alimentos ao longo do dia pra que sempre haja oferta de energia”, afirma a nutricionista Sinara Menezes, da Nature Center.

Logo, quem deseja emagrecer não deve abrir mão das refeições, pelo contrário, deve comer mais vezes ao dia – porém os alimentos certos e em quantidades menores. Neste âmbito entram os sacietógenos, ou aliados da saciedade. “Esses alimentos são conhecidos por prolongar a sensação de estômago cheio e ajudar no controle da dieta. Por estimularem o metabolismo, também são capazes de reduzir o acúmulo de gordura e aumentar o gasto calórico” – explica a nutricionista.

Veja algumas dicas para controlar o apetite de maneira saudável:

    1. Coma devagar: dê tempo para que o organismo entenda que você está se alimentando. Mastigue vagarosamente, apreciando o alimento. Dessa forma, dará tempo do cérebro de receber os estímulos vindos do estômago, e você acabará comendo menos;
    2. Alimente-se de 3 em 3 horas: faça lanches intermediários leves para evitar que o organismo fique sem energia. Dessa forma você terá menos fome nas refeições principais e conseguirá controlar melhor a ingestão alimentar. Porém lembre-se, coma mais vezes, mas em porções fracionadas e escolhendo alimentos saudáveis. Além disso, dedique um tempo para suas refeições e não fique beliscando alimentos ao longo do dia;
    3. Evite alimentos doces e gordurosos: além de possuírem baixo aporte nutricional, esses alimentos vão provocar picos de glicemia, fazendo com que sua energia caia bruscamente. Você pode tanto sentir fome novamente em um breve intervalo de tempo quando ficar muito tempo sem se alimentar devido à quantidade de gorduras do alimento. Em ambos os casos, o descompasso do apetite pode provocar maior ingestão calórica e, em consequência, o ganho de peso;
    4. Inclua saladas e entradas na sua refeição: inicie sua refeição principal com uma salada ou caldo leve, assim você chegará no prato principal com menos fome e comerá menos.
    5. Invista em alimentos sacietógenos: A alimentação natural e balanceada é a melhor forma de controlar a fome fora de hora. Muitas vezes a fome exacerbada é resultado do desequilíbrio nutricional e de maus hábitos alimentares.

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