Alimentação

Falta de carboidrato pode afetar a autoestima

Atualizado em 14 de maio de 2019
Falta de carboidrato pode afetar a autoestima

Prejudicial para a saúde mental, falta de carboidrato muda a percepção sobre a realidade do corpo

Existem mais desvantagens na falta de carboidrato do que a falta de um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Os efeitos do carboidrato no comportamento são conhecidos, mas sua deficiência causa mais do que mau humor, pode afetar severamente a autoestima.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), destacou que a restrição de carboidratos na dieta é uma das primeiras atitudes tomadas por quem deseja perder peso, mas a pesquisa alerta que a falta de carboidratos no cardápio leva danos à saúde mental.

Segundo a Dra. Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo, em geral o consumo de carboidratos fornece energia para o cérebro, o que garante mais equilíbrio emocional e mental. “Portanto as percepções de realidade de corpo inclusive melhoram e isso relaciona-se em consequência com a autoestima”, explica.

Ela explica que uma dieta com restrição de carboidratos usa a massa magra/muscular como fonte de energia primária e consequentemente temos maior formação de corpos cetônicos. Isso altera os odores corporais, acelera a queima de massa muscular, auxilia na flacidez de tecidos, reduz a velocidade de pensamento e também do metabolismo como um todo. “Há alguns trabalhos publicados mostrando que há evidencias que o consumo de carboidratos é inversamente proporcional ao aparecimento de tumores também”.

A recomendação da Pirâmide Alimentar de Harvard, aqui referendada pela USP indica o consumo médio de 8 a 11 porções diárias de carboidratos”, diz. Em médio e longo prazo, essa falta tem como resultado: colesterol alto, problemas renais, sobrecarga do fígado, falhas de memória e problemas com o sono.

Mas é preciso ter critério no consumo dos seus carboidratos. Alimentos processados e cheios de conservantes continuam sendo inimigos da boa saúde. Segundo a nutricionista, as opções mais saudáveis são batatas, mandioca, arroz, pães, macarrões em geral, frutas e legumes.

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