Melhor maneira de incluir legumes e verduras na sua dieta

Você tem dificuldade para incluir legumes e verduras na sua alimentação? Aprenda a melhor maneira de passar a incluir esses alimentos na sua dieta

Os legumes e verduras são extremamente importantes para a saúde, mas grande parte das pessoas tem dificuldade em consumi-los, seja por não estarem acostumadas, por não gostarem ou simplesmente pela falta de tempo para se preparar.

Estes alimentos são responsáveis por fornecer as vitaminas e minerais dentro da nossa alimentação, sendo essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Ainda assim, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros incluem na sua dieta a quantidade recomendada de hortaliças e legumes, a recomendação é de 400g por dia.

Uma alimentação balanceada e colorida ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo, protege a imunidade, e além disso, aumenta a saciedade, auxiliando no controle do peso.

Torne seu prato mais colorido e bonito

Veja abaixo, algumas dicas para não deixar de consumir estes alimentos tão importantes para nossa saúde:

Varie as opções!

Tente diversificar o modo de preparo dos vegetais. A variação de sabor, aparência e textura pode ajudar a aumentar a aceitação. Além disso, tente experimentar vegetais que você geralmente não come, tais como chicória, acelga ou couve-de-bruxelas. Deixe o prato sempre colorido para que possa aproveitar todos os minerais e vitaminas presentes nesses alimentos.

Adicione outros complementos na sua salada!

Sirva os vegetais acompanhados de molhos e especiarias, que agregam mais sabor aos vegetais. Molhos feitos com mostarda, mel, vinagre, e os temperos como salsinha, cebolinha, manjericão, folhas de louro, e até grãos e sementes, como lentilha, linhaça, semente de girassol, semente de abóbora, chia, linhaça.

Inclua-os nas suas receitas!

Acrescente os vegetais a pratos que você está acostumado a servir no dia a dia. Dessa forma será muito mais fácil comer acrescentar na sua alimentação e aos poucos ir se acostumando com o gosto desses novos alimentos. Seja no omelete, junto da carne ou no arroz, adicionando os vegetais aos alimentos básicos na sua dieta, o prato ficará muito mais nutritivo e colorido. Escolha fazer grelhado, assado, cozido, e adicione as substituições em receitas que tem o hábito de comer.

Deixe suas saladas e legumes mais crocantes!

Acrescente crocância à salada, como torradas, croutons, castanhas e nozes. Para quem não gosta da textura, esse truque facilita a aceitação das folhas dos vegetais. Além disso, as castanhas e nozes são ricas em gorduras mono e poliinsaturadas, que aumentam o bom colesterol e protegem o coração.

Use sua criatividade na hora do preparo!

Faça uma salada criativa. O prato não significa apenas alface e tomate. Você pode acrescentar pepino, cenoura, couve e outros tipos de folhas e tornar a salada mais interessante. Corte de forma diferente, opte por ralar, cortar em tamanhos menores, e fazer combinações de acordo com o que você gosta mais. Teste incluir um prato de salada antes do almoço e do jantar, sempre com alguns vegetais diferentes.