Cozinha: Cuidados para evitar contaminações

A cozinha pode ser o local de maior contaminação de alimentos. Não acredita? Entenda mais os cuidados necessários para comer bem e com saúde

Você sabia que devemos tomar alguns cuidados importantes dentro da cozinha no momento de preparo e consumo dos nossos alimentos? Isso porque a cozinha pode ser um dos lugares com maior risco de contaminação, podendo ser muito prejudicial à nossa saúde.

Durante a correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de manter alguns cuidados que são de extrema importância. Por isso, trouxemos alguns dos principais problemas que podemos ter dentro da cozinha que podem trazer diversos danos.

Veja quais são estes erros e como podemos corrigi-los!

Descongelamento os alimentos em temperatura ambiente

O erro é descongelar a comida à temperatura ambiente (retirar do freezer e deixar na pia, ou balcão da cozinha por exemplo) porque os microorganismos que produzem doenças podem se multiplicar, especialmente no calor. A opção correta é descongelar na geladeira e consumir a comida dentro de um período máximo de 24 horas. Além disso, você nunca deve congelar um alimento previamente descongelado. E nem pense em congelar mais de uma vez o mesmo alimento. Uma dica é separar os alimentos em potes com as quantidades exatas que serão consumidas na hora.

Colocar juntos alimentos crus e cozidos

Para otimizar o espaço da geladeira, muitas vezes alimentos cozidos e crus são armazenados juntos. Isso é chamado de contaminação cruzada direta. Os alimentos devem ser armazenados de acordo com seu estado e natureza: alimentos preparados e prontos para consumo devem ser armazenados em cima de alimentos refrigerados para evitar a contaminação com gotas de alimentos crus.

Não verificar se a comida ainda está própria para consumo

Existem alimentos que podem estar contaminados e apresentam aparência, cheiro ou sabor normais, portanto, os sentidos não são o meio de avaliar a segurança do estado dos alimentos.

Não saboreie alimentos que possam estar contaminados e organize os alimentos de acordo com as datas de validade, consumo frequente e dia de preparo. Ao colocar os alimentos em potes de armazenamento, adicione etiquetas com a data de validade que veio na embalagem.

Deixar a comida esfriar

Outro erro comum é permitir que o alimento esfrie por um longo tempo antes de colocá-lo no freezer, pois, lembre-se, a temperatura ambiente fornece um ambiente ideal para o crescimento de certos microorganismos patogênicos.

Alimentos quentes e cozidos devem ser deixados a esfriar por um período máximo de duas horas antes de serem refrigerados ou dentro de um período de uma hora, se a temperatura no ambiente for muito alta.

Alimentos mal passados ou crus

Deixar a carne de frango inteira sem cozinhar bem ou preparar ovos que não cozinhem por inteiro pode levar à infecção alimentar. Recomenda-se cozinhar totalmente os alimentos e preparações à base de ovos, além de consumi-los imediatamente.