Fique de olho no açúcar dos seus alimentos

O açúcar não é nem de longe um inimigo da saúde, mas, quando consumido em excesso, ele pode trazer consequências bem ruins para nosso corpo

Apesar de o açúcar ser fonte de energia e servir de combustível para o nosso corpo, o seu consumo frequente aumenta o risco de doenças como o excesso de peso, obesidade, diabetes, elevação de triglicérides e pressão alta. A recomendação é de 25 gramas ao dia, representando 10% de calorias totais diárias.

Os alimentos industrializados são fatores principais no aumento do consumo excessivo de açúcar. Cada vez mais é possível encontrar produtos denominados ”fit” nas prateleiras dos supermercados, mas quando olhamos as embalagens de perto eles acabam contendo mais açúcares do que mostram e podem ser prejudiciais caso sejam consumidos em excesso.

Veja abaixo alguns exemplos:

Fique de olho no açúcar dos seus alimentos

 

Os açúcares não são encontrados apenas nos doces, mas sim, em diversos alimentos, inclusive nas fontes de carboidratos . Ele pode apresentar-se de diferentes formas de acordo com sua estrutura química, modificando seu nome e função no organismo.

Fique de olho no açúcar dos seus alimentos

 

Como substituir o açúcar?

O açúcar refinado é o mais consumido, mas pode ser prejudicial por não conter quantidades significativas de nutrientes e receber aditivos químicos no seu processo de industrialização. O sabor, a textura e a composição nutricional variam de acordo com os processos de refinamento pelo qual cada um deles passa.

Quais os açúcares mais recomendados?

Açúcar Demerara: Conserva todos os nutrientes da cana. Passa por um refinamento leve e não recebe aditivos químicos.

Açúcar Mascavo: O açúcar mascavo possui a cor mais escura, pois não passa pela etapa de refinamento, e a vantagem é que ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais presentes na cana.

Açúcar Orgânico: Não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção. É o mais caro de todos e tem características semelhantes ao demerara, embora seu poder de doçura seja parecido com o refinado.

Os mais indicados para consumo são, portanto, os açúcares mascavo, demerara e o orgânico. Mas, seja qual for o tipo, seu consumo em excesso precisa ser evitado.

Opções de adoçantes mais saudáveis

Frutose: É encontrada naturalmente em frutas, possui o dobro do poder de adoçar se comparado ao açúcar, possui calorias.

Sucralose: Pode ser utilizado sem maiores restrições, não possui calorias, se dissolve facilmente em líquidos, resiste a variação de temperatura e é 600 vezes mais doce que o açúcar.

Stevia: A stevia não fornece calorias e tem o poder para adoçar 300 vezes maior que o açúcar. Além de ser consumida como adoçante de mesa para adoçar café, sucos ou chás, a stévia também é usada pela indústria na fabricação de produtos, como doces, bebidas, goma de mascar e iogurtes.

 Observe o rótulo dos alimentos

Na tabela nutricional dos alimentos, ainda não é obrigatório a informação do açúcar. Ele é incluso como carboidrato. Mas na lista de ingredientes o açúcar pode ser encontrado com os seguintes nomes:

Fique de olho no açúcar dos seus alimentos

Por isso a importância de olhar a lista de ingredientes e identificar que quanto mais perto do começo da lista estes nomes se encontram, maior quantidade eles são encontrados no alimentos!