Alimentação

5 truques de dieta comuns e que não funcionam

Atualizado em 14 de maio de 2019
5 truques de dieta comuns e que não funcionam

Treinador e nutricionista Alan Waterman desvenda mitos que envolvem saúde e boa forma

Quando se trata de melhorar a sua saúde, perder peso ou desenvolver músculos, é difícil saber quem ouvir com o bombardeio de informação disponível.

O problema é que a indústria de dieta e fitness está cheia de conselhos pobres, desatualizados e conflitantes – por isso as pessoas ficam tão facilmente confusas sobre alcançar seus objetivos.

Então, com tanta informação ruim por aí, o que realmente queremos acreditar?

Aqui estão cinco dos mitos de dieta mais comuns que todos nós provavelmente conhecemos e a verdade por trás deles, desvendados pelo personal trainer e nutricionista  Alan Waterman.

1 – Para perder peso, pare de comer carboidratos após as 18 horas

Este conselho é conhecido há anos, com a lógica de que você não vai queimar carboidratos como combustível durante essas horas menos ativas.

A verdade é que seu corpo está constantemente queimando calorias, então esses carboidratos ainda serão usados para dar energia, independentemente da hora do dia, eles não serão automaticamente armazenados como gordura corporal assim que o relógio atingir as 18h.

2 – O treinamento com pesos te faz “crescer”

Muitas mulheres não adotam o halterofilismo por medo de ficarem com corpos masculinos demais. Mas, na verdade, o levantamento de peso realmente faz maravilhas para melhorar a forma e a composição do corpo de pessoas de qualquer gênero.

Levantar pesos enquanto faz uma dieta hipercalórica pode aumentar os níveis de gordura corporal, o que pode aumentar o volume, mas levantar pesos ao comer uma dieta reduzida em calorias ajudará a revelar uma forma mais enxuta e melhorada à medida em que os níveis de gordura corporal diminuem.

3 – Para perder peso, você precisa parar de comer besteiras

Claro, as escolhas alimentares mais saudáveis precisam ser feitas para perder peso. Isso significa que não há escapes ou exceções, certo? Errado!

Mesmo que esses alimentos sejam mais altos em calorias, em quantidades moderadas, eles podem, sim, fazer parte de uma dieta equilibrada para alcançar a perda de peso que você deseja.

Esta é muitas vezes uma solução melhor para a perda de peso sustentável, pois você pode aderir melhor a uma dieta em que não precise cortar completamente todos os seus alimentos favoritos.

4 – ‘X”Y’ ou ‘Z’ é a melhor maneira de perder peso

Existem inúmeros produtos, métodos e dietas que prometem perda de peso imediata, mas a única maneira de perder peso com sucesso é queimando mais calorias do que você consome.

A perda de peso vem de abordar o equilíbrio energético do corpo e criar um “déficit” de calorias – isso pode ser feito reduzindo a ingestão de alimentos, aumentando os níveis de atividade ou uma mistura de ambos.

5 – Comer várias pequenas refeições por dia é melhor

É a ingestão diária total de calorias que determinará perda de peso ou aumento de peso em um período de 24 horas e não quando essas calorias são consumidas.

Então, independentemente de comer de três em três horas ou não, se você consumir um número adequado de calorias, perderá peso.

Leia Também

Conheça os 8 sabotadores da dieta e como vencê-los

Conheça os 8 sabotadores da dieta e como vencê-los

7 alimentos saudáveis que sabotam sua dieta

7 alimentos saudáveis que sabotam sua dieta

O lado obscuro das dietas detox

O lado obscuro das dietas detox

O que as melhores dietas têm em comum?

O que as melhores dietas têm em comum?

Por que minha dieta não funciona?

Por que minha dieta não funciona?

Curta nossa página

Siga no Pinterest