Alimentação

O outono está chegando! Conheça os alimentos da estação e seus benefícios

13 de março de 2019
O outono está chegando! Conheça os alimentos da estação e seus benefícios

Conheça os benefícios das frutas e legumes da estação e porque podem ser mais vantajosas em relação às outras

Comer os alimentos da estação é bom para o bolso e para a saúde. Isso porque com uma maior produção os preços tendem a ser menores. Mas não é só isso.

Alimentos da estação são também mais frescos e nutritivos em relação aos outros, porque quando cultivados em seu período natural captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados, explica a nutricionista Ana Cristina Ulhôa Rodrigues.

Frutas, legumes e vegetais cultivados fora de época em que naturalmente ocorrem precisam de mais agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes para seu desenvolvimento.

Conheça as frutas e legumes naturais do outono e seus benefícios para a saúde.

Abacate – rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Regula o colesterol, melhora o sistema circulatório e é excelente para a pele. Contém ácido fólico, ótimo para grávidas e a saúde do feto e potássio.

Abobrinha –pouco calórica, é fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como fósforo, cálcio e ferro.

Banana – rica em fibras, auxilia a digestão e também age como antiácido. Rica em potássio, é importante para a contração dos músculos e protege o coração, por meio do equilíbrio de líquidos e evitando o acúmulo de placas nas artérias.

Batata-doce – é fonte de potássio e cálcio, importantes para a formação de ossos, contração muscular e para a diurese.

Berinjela – pouco calórica, mas rica em fibras que dão saciedade. É fonte de vitaminas e minerais e contém antocianina, um fitoquímico antioxidante que protege o organismo de doenças crônicas não transmissíveis. É também rica em proteínas e vitamina C, além das vitaminas B1 – importante para o metabolismo energético do organismo – e B2, que participa na formação de hemácias. Possui também boa quantidade de minerais, como cálcio, fundamental para a formação óssea e dentária, ferro e magnésio, que atua como relaxante muscular.

Beterraba – sua cor deve-se à presença da betalaína, um antioxidante importante.Contém o precursor de vitamina A betacaroteno e vitaminas B1, B2, B5. Também contém minerais como  cálcio, sódio, fósforo e silício, parte integrante do colágeno, além de zinco, que juntamente com o ferro e o cobre ajuda na formação de glóbulos vermelhos.

Caqui –rico em antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres. Também é rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2, cálcio e ferro.

Chuchu – diurético, fonte de potássio e vitaminas A e C, importantes para a pele e a visão.

Goiaba –pouco calórica, mas rica em vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis.

Jiló – fonte de cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas A, B e C.

Laranja – contém fibras, que auxiliam a diminuir problemas intestinais. Rica em vitamina C, cálcio fósforo e ferro. Também possui vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerosas.

Limão – rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, tem função antioxidante. Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos vasos sanguíneos. Por ser antisséptico, é usado para tratar infecções respiratórias. Ajuda no tratamento de furúnculos e abscessos, estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água.

Maçã – rica em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente, e pectina, que se liga com toxinas e colesterol, expelindo-os do organismo. Tem vitaminas B1, B2, niacina e minerais como ferro e fósforo. Contém quercetina, que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula ainda o fígado e os rins.

Nabo – é fonte de fibras com poucas calorias. Tem vitamina C, cálcio e potássio. As folhas de nabo, que muitos jogam fora, são mais nutritivas que as raízes.

Pera – rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Útil para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e também a formação de ossos e dentes.

Tangerina –importante fonte de vitaminas A, B e C. Também contém sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro.

Fonte: Pfizer, Jasmine Alimentos e Ceagesp.

Curta nossa página

Siga no Pinterest