Alimentação

O outono está chegando! Conheça os alimentos da estação e seus benefícios

Atualizado em 13 de março de 2019
O outono está chegando! Conheça os alimentos da estação e seus benefícios

Conheça os benefícios das frutas e legumes da estação e porque podem ser mais vantajosas em relação às outras

Comer os alimentos da estação é bom para o bolso e para a saúde. Isso porque com uma maior produção os preços tendem a ser menores. Mas não é só isso.

Alimentos da estação são também mais frescos e nutritivos em relação aos outros, porque quando cultivados em seu período natural captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados, explica a nutricionista Ana Cristina Ulhôa Rodrigues.

Frutas, legumes e vegetais cultivados fora de época em que naturalmente ocorrem precisam de mais agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes para seu desenvolvimento.

Conheça as frutas e legumes naturais do outono e seus benefícios para a saúde.

Abacate – rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Regula o colesterol, melhora o sistema circulatório e é excelente para a pele. Contém ácido fólico, ótimo para grávidas e a saúde do feto e potássio.

Abobrinha –pouco calórica, é fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como fósforo, cálcio e ferro.

Banana – rica em fibras, auxilia a digestão e também age como antiácido. Rica em potássio, é importante para a contração dos músculos e protege o coração, por meio do equilíbrio de líquidos e evitando o acúmulo de placas nas artérias.

Batata-doce – é fonte de potássio e cálcio, importantes para a formação de ossos, contração muscular e para a diurese.

Berinjela – pouco calórica, mas rica em fibras que dão saciedade. É fonte de vitaminas e minerais e contém antocianina, um fitoquímico antioxidante que protege o organismo de doenças crônicas não transmissíveis. É também rica em proteínas e vitamina C, além das vitaminas B1 – importante para o metabolismo energético do organismo – e B2, que participa na formação de hemácias. Possui também boa quantidade de minerais, como cálcio, fundamental para a formação óssea e dentária, ferro e magnésio, que atua como relaxante muscular.

Beterraba – sua cor deve-se à presença da betalaína, um antioxidante importante.Contém o precursor de vitamina A betacaroteno e vitaminas B1, B2, B5. Também contém minerais como  cálcio, sódio, fósforo e silício, parte integrante do colágeno, além de zinco, que juntamente com o ferro e o cobre ajuda na formação de glóbulos vermelhos.

Caqui –rico em antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres. Também é rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2, cálcio e ferro.

Chuchu – diurético, fonte de potássio e vitaminas A e C, importantes para a pele e a visão.

Goiaba –pouco calórica, mas rica em vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis.

Jiló – fonte de cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas A, B e C.

Laranja – contém fibras, que auxiliam a diminuir problemas intestinais. Rica em vitamina C, cálcio fósforo e ferro. Também possui vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerosas.

Limão – rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, tem função antioxidante. Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos vasos sanguíneos. Por ser antisséptico, é usado para tratar infecções respiratórias. Ajuda no tratamento de furúnculos e abscessos, estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água.

Maçã – rica em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente, e pectina, que se liga com toxinas e colesterol, expelindo-os do organismo. Tem vitaminas B1, B2, niacina e minerais como ferro e fósforo. Contém quercetina, que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula ainda o fígado e os rins.

Nabo – é fonte de fibras com poucas calorias. Tem vitamina C, cálcio e potássio. As folhas de nabo, que muitos jogam fora, são mais nutritivas que as raízes.

Pera – rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Útil para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e também a formação de ossos e dentes.

Tangerina –importante fonte de vitaminas A, B e C. Também contém sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro.

Fonte: Pfizer, Jasmine Alimentos e Ceagesp.

Leia Também

Alimentos com baixo índice glicêmico emagrecem e controlam o diabetes

Alimentos com baixo índice glicêmico emagrecem e controlam o diabetes

Pizza pode ser mais saudável que cereal no café da manhã

Pizza pode ser mais saudável que cereal no café da manhã

Por que gostamos tanto de comer doces? Entenda

Por que gostamos tanto de comer doces? Entenda

4 motivos para tomar a sua cervejinha

4 motivos para tomar a sua cervejinha

Falta de tempo X alimentação saudável: aprenda a lidar

Falta de tempo X alimentação saudável: aprenda a lidar

Curta nossa página

Siga no Pinterest