Alimentação

Qual é a melhor hora para jantar?

Atualizado em 2 de abril de 2019
Qual é a melhor hora para jantar?

Existe quantidade certa, horário e outras regras para o jantar? Não. A regra é, (quase) não ter regras

Depois de um longo dia de trabalho e talvez até mesmo daquele treino ou corridinha à noite, nada é tão bom quanto chegar em casa e um jantar.

Mas esse pode ser um assunto polêmico quando se trata de saúde, bem-estar e perda de peso. Existem os que digam que não jantar é melhor, há quem creia que um jantar sem carboidratos é uma excelente opção e quem diz que isso não faz a menor diferença.

Mas em quem acreditar?

Segundo a nutricionista Luana Priscila Pinto, não existe um horário pré-definido que seja melhor ou pior para o jantar. Isso é determinado pela rotina de cada um e seus horários. Porém, existe sempre um critério que não falha, não apenas por questões estéticas, mas também para evitar problemas como indigestão e refluxo: tente jantar cedo, no mínimo duas horas antes de ir dormir.

E, cuidado, se você é uma coruja e só dorme de madrugada, isso muda. Para evitar problemas, limite o jantar até as 21h, mesmo que durma bem mais tarde. Sem fazer uma boa digestão é mais difícil dormir.

A questão é, porém, há um tempo específico em que você deveria estar jantando? Nós falamos com Cynthia Sass, RD, CSSD, NYC e nutricionista de desempenho baseada em LA e, MS, RD, na para explorar mais essa questão. E, felizmente, não há apenas um set, é a melhor hora para jantar.

Sabemos que isso nem sempre é possível, mas parece valer a pena. Pesquisas mostram que aqueles que passam de 2 a 3 horas sem comer antes de dormir têm um risco diminuído de câncer, resistência à insulina e inflamação.

Há exceções? Sim. Se você é atleta, participa de um programa de treinamento de força e está tentando ganhar músculos. Neste caso, recomenda-se um lanche leve e rico em proteínas, cerca de uma hora antes de dormir.

Existe uma quantidade específica de horas que você deve esperar entre o horário de almoço e quando janta?

“Em geral, eu encorajo os clientes a buscar 3-5 horas entre as refeições, pois isso permite que o tempo do corpo seja o tempo adequado para a digestão“, explica Sydney Greene, nutricionista da MiddlebergNutrition de Los Angeles.

Sinais de fome e saciedade

Não basta saber qual é o melhor horário para comer. É preciso prestar atenção aos sinais de fome e saciedade, aos níveis de energia, humor e outras indicações de quando e quanto comer.

Muitas vezes o estômago sinaliza fome, mas o que se tem na verdade, é sede. Muitas vezes beber um copo de água alivia a falsa fome.

Em alguns casos também é melhor comer quando a fome ainda estiver moderada. Isso evita o abuso de alimentos pouco saudáveis e porções exageradas que são mais frequentes quando se está “morrendo de fome”.

Mas nada disso é imutável.

“Ouça seu corpo. Se apenas duas horas se passaram desde que você comeu o lanche da tarde, vá em frente e jante. É melhor sentar-se para uma refeição um pouco mais faminta do que totalmente voraz, pois isso evita excessos ”, diz Greene. “Como a maioria das pessoas almoça ao meio-dia e à 1 da tarde e depois janta por volta das 19h e 20h, eu recomendo fazer um lanche por volta das 15h e das 16h.”

O que é um lanche?

O que é um lanche?Fazer um lanche pode ser complicado. Afinal, é menos do que uma refeição, mas ainda precisa matar a fome, né? Então, como proceder?

A nutricionista americana aponta que um lanche deve ter menos de 200 calorias algum tipo de proteína (porque precisa matar a fome) e, idealmente, ter menos de cinco gramas de açúcar.

Mas e se eu pular o jantar?

Não, não mesmo. Absolutamente não. Pular refeições jamais será uma boa ideia para quem quer ter mais saúde e até mesmo para quem quer emagrecer. Então, mais uma vez, não.

Nunca pule o jantar.

Quando as pessoas pulam refeições, elas tendem a comer lanches ou beliscar, o que leva a excessos devido à falta de satisfação geral.

Trabalho até mais tarde

Muitas vezes não é possível sair do trabalho para comer. Nesse caso, o ideal é preparar seu próprio jantar, levar de casa ou, em último caso, pedir algo mais saudável e nutritivo para comer na sua própria estação de trabalho, mesmo que rapidamente.

Voltar para casa, jantar e ir direto para a cama não permite que sua refeição seja digerida antes de você dormir, o que pode interferir na qualidade da sua noite e levar ao ganho de peso porque o metabolismo diminui durante o sono, já que sua demanda de energia é menor durante esse período.

Se você treinar depois do jantar, é melhor dividir sua refeição pela metade e comer a primeira metade algumas horas antes do seu treino noturno. Quando retornar da corrida ou da academia, vá em frente e coma a outra metade. O melhor é comer a parte mais pesada do seu jantar antes de treinar para que você tenha a energia necessária. Guarde os legumes, proteínas e gorduras saudáveis ​​para a parte pós-treino do seu jantar.

E se eu não comer o suficiente na hora do meu jantar?

Comer uma grande refeição pode atrapalhar seu ciclo de sono tanto quanto não comer o suficiente antes de dormir.

Você pode não dormir tão bem assim ou pode acordar no meio da noite com fome e até mesmo atacar a geladeira.  Você também sente falta dos principais nutrientes necessários para manutenção, reparo e recuperação das células do seu corpo.

Portanto, planeje suas refeições e, especialmente, não deixe de realizar nenhuma delas. Seu sono e seu corpo agradecerão!

Leia Também

3 sopas com menos de 100 calorias para o jantar

3 sopas com menos de 100 calorias para o jantar

Jantar engorda? A verdade sobre comer à noite

Jantar engorda? A verdade sobre comer à noite

Insônia e dieta têm uma relação direta

Insônia e dieta têm uma relação direta

Os melhores alimentos para comer de dia e à noite

Os melhores alimentos para comer de dia e à noite

O que você deve comer antes de dormir?

O que você deve comer antes de dormir?

Curta nossa página

Siga no Pinterest