Alimentação

Batata yacon: para que serve e quais são seus benefícios

Atualizado em 2 de abril de 2019
Batata yacon: para que serve e quais são seus benefícios

Raiz originária dos Andes, a batata yacon serve para tratar doenças e pode ser muito nutritiva

Já ouviu falar sobre a batata yacon e para que serve esse alimento? A yacon é uma raiz originária da região dos Andes, que serviu como alimento para povos da região, como os conhecidos incas.

Um dos efeitos mais conhecidos é a utilidade da batata yacon para o diabetes, efeitos não apenas da fruta, mas também do chá feito com as folhas dessa raiz, mas segundo uma pesquisa para o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além da redução do índice glicêmico, a yacon também tem potencial prebiótico e fortalece os ossos.

Conheça alguns outros benefícios da batata yacon para a saúde do nosso organismo e para que serve essa raiz que já alimentou uma das civilizações que mais influenciou a história e os rumos da humanidade, os incas.

1 – Batata yacon pode ajudar na perda de peso

O xarope contido na raiz da batata yacon está associado à perda de peso em algumas pessoas. De acordo com um estudo publicado em abril de 2009 na revista científica “Clinical Nutrition”, mulheres obesas que consumiram 0,14 a 0,29 gramas de xarope de batata yacon por quilograma de peso corporal por dia ao longo de 120 dias, experimentaram uma redução no peso geral, índice de massa corporal e circunferência da cintura. Isso pode ser parcialmente atribuível à influência da raiz de yacon no aumento da defecação e sensação de saciedade após a ingestão.

2 – Yacon reduz colesterol e triglicerídeos

A batata yacon contém um tipo de açúcar chamado fruto oligossacarídeo, que pode reduzir os níveis de triglicérides e lipoproteína de baixa densidade, o chamado colesterol “ruim”. Um estudo publicado no mês de outubro de 2011 descobriu que ratos diabéticos suplementados com raiz de yacon diariamente apresentaram níveis mais baixos de triacilglicerol, triglicerídeos e colesterol LDL em jejum. O estudo publicado em abril de 2009 na “Clinical Nutrition” confirmou que os níveis de colesterol LDL também foram reduzidos em pessoas após o consumo diário de batata yacon. Níveis mais baixos de lipídios, como triglicerídeos e colesterol LDL, estão associados a um menor risco de doença cardíaca e, portanto, melhor estado geral de saúde.

3 – Batata yacon pode melhorar a digestão

A raiz de yacon contém compostos que funcionam como prebióticos no corpo, melhorando a saúde digestiva e tratando certos tipos de colite. Estas propriedades prebióticas influenciam o desenvolvimento da microflora no trato digestivo, o que leva a uma melhor fermentação gastrintestinal. O aumento da regularidade dos movimentos intestinais associados à batata yacon pode ser atribuído a esse efeito.

Possíveis efeitos colaterais

Um estudo de novembro de 2005 em “Foodand Chemical Toxicology”, descobriu que ratos administrados com duas quantidades diferentes de raiz de yacon não apresentaram toxicidade ou efeitos colaterais adversos após quatro meses de consumo regular. Apoiando este achado, o estudo em humanos publicado em abril de 2009 em “Clinical Nutrition” relatou que os participantes não apresentaram efeitos negativos após 120 dias de suplementação. Mas, houve pelo menos um caso de choque anafilático como reação à ingestão de raiz de yacon em um indivíduo com forte alergia à planta.

Segundo em 2010, Dr. Rodrigo O. Moreira, médico colaborador do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE) do Rio de Janeiroum grupo de pesquisadores Chineses sugeriu, por outro lado, que parte dos efeitos hipoglicemiantes parece ser relacionado a uma diminuição da absorção de glicose no intestino. Obviamente, o número de estudos é muito pequeno e ainda não existe um consenso total sobre todas as propriedades das folhas da Yacon.

O que são prebióticos?

Prebióticos são classificados como os ingredientes alimentares não-digeríveis do qual os probióticos podem se alimentar. Eles são usados no intestino para aumentar as populações de bactérias saudáveis, ajudar na digestão e aumentar a produção de vitaminas valiosas.

Boas bactérias desempenham um papel significativo na regulação do seu sistema imunológico, inibindo o crescimento de patógenos (bactérias causadoras de doenças) e digerindo os alimentos.

Os galacto-oligossacarídeos (GOS) são a forma mais avançada de prebióticos que pertencem a um grupo de fibras nutrientes específicas que alimentam e estimulam o crescimento de boas bactérias no intestino.

Como consumir batata yacon?

Muitos preferem a doçura crocante e suculenta da raiz de yacon crua, que alguns dizem ter um sabor parecido com o da pera. Para quem nunca comeu, o primeiro passo para desfrutar da raiz de yaconé descascar as camadas da casca.

A primeira camada é um marrom mais escuro e a pele interna é branca, que uma vez descascada, revelará uma polpa apetitosa. Deve-se notar que uma vez que você descascar uma fruta yacon, ela deve ser consumida imediatamente, pois, assim como as batatas comuns e frutas como a maçã, ela tem uma tendência a oxidar rapidamente e ficar com uma coloração marrom. A adição de ácido cítrico à polpa pode prevenir a descoloração.

Se você quiser adicionar raiz de yacon às suas refeições ou preparar um lanche saudável, há várias maneiras de desfrutar dessa raiz comestível. Muitos gostam de transformá-la em chips, por exemplo.

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