Alimentação

Você já ouviu falar sobre a dieta dos 17 dias? Saiba mais

Atualizado em 5 de abril de 2019
Você já ouviu falar sobre a dieta dos 17 dias? Saiba mais

Conheça a dieta dos 17 dias, criada por um médico norte-americano e que promete ser mais equilibrada e menos restritiva

A dieta de 17 dias é um programa de perda de peso que tem se tornado bastante popular em todo o mundo. O método foi criado pelo médico norte-americano Dr. Mike Moreno.

O objetivo da dieta é uma perda de peso rápida, mas saudável e sem que a pessoa passe fome. A dieta alega que é possível perder de 10 a 15 libras nesse período, algo que equivale a 4,5 kg a 7kg

A chave para o sucesso dessa dieta, segundo seu criador, é mudar suas combinações de alimentos e a ingestão de calorias a cada ciclo de 17 dias. São quatro ciclos.

A dieta prescreve um regime alimentar e de exercícios ligeiramente diferente em cada um dos seus quatro ciclos para promover a “confusão corporal” – uma forma de evitar que o seu corpo se adapte ao seu metabolismo e queime muita gordura.

No entanto, muitas alegações associadas a essa dieta não são apoiadas por estudos de qualidade. Mas embora esta teoria não seja cientificamente comprovada, as refeições e exercícios equilibrados que você fará devem ajudar no processo de perda de peso.

O Dr. Moreno acredita que mudar sua dieta evita o tédio e mantém seu metabolismo em um estado de “confusão” para acelerar a perda de peso e evitar períodos de platô, bastante comuns em dietas altamente restritivas.

Como funcionam os ciclos da dieta dos 17 dias

  1. No primeiro ciclo, chamado de “Aceleração”, você reduz sua ingestão diária para cerca de 1.200 calorias por dia. É o momento em que a perda de peso é mais acentuada–4,5kg a 7kg – embora a maior parte seja de retenção de água, diz o Dr. Moreno. Entenda como:
  • Aumentando sua ingestão de proteína.
  • Melhorar a saúde digestiva.
  • Redução de açúcar, doces e carboidratos refinados.
  • Limpando seu corpo de possíveis toxinas que afetam seu metabolismo.
  • Consumindo carnes de aves sem pele.
  • Evitando álcool e açúcar para melhorar a digestão.
  • Ingerindo dois alimentos probióticos diariamente para promover a saúde digestiva.
  • Comendo devagar e mastigar bem os alimentos até sentir-se satisfeito.
  • Bebendo oito copos de 240 ml de água por dia.
  • Exercitando-se por, pelo menos, 17 minutos ao dia.
  1. Após 17 dias, você alcançará o segundo ciclo, chamado de “Ativação”. Durante este período, você alternará entre a dieta de calorias limitadas do primeiro ciclo e o plano de refeições de calorias ligeiramente mais altas do segundo ciclo. Este vai-e-vem supostamente redefine seu metabolismo e estimula a queima de gorduras para gerar uma perda adicional de 2kg a 3kg. Muitas regras do primeiro ciclo ainda se aplicam a essa nova fase da dieta dos 17 dias, como não comer carboidratos depois das 14h. Isso significa que você deve comer suas opções de carboidratos durante o café da manhã e almoço nesse segundo ciclo.
  1. No terceiro ciclo, cujo nome é “Alcance”, você se concentrará no desenvolvimento de um programa de reeducação alimentar, para mudar definitivamente maus hábitos alimentares e eliminar mais peso, nessa fase a eliminação costuma ser de 1kg a 1,5kg. Agora você pode comer uma grande variedade de fontes de carboidratos, como pães, massas, cereais ricos em fibras e praticamente qualquer fruta ou vegetais frescos.

Além disso, você pode beber um copo opcional de álcool por dia, se desejar. No entanto, a dieta aconselha a abstenção do álcool, se quiser perder mais peso

Como durante esse ciclo o consumo de comida é maior do que nos ciclos anteriores, recomenda-se aumentar o exercício aeróbico do mínimo de 17 minutos a 45-60 minutos por dia.Vale a pena lembrar que ainda não é permitido comer carboidratos depois das 2 da tarde também nesse terceiro ciclo.

  1. O ciclo final, “Chegada”, não é uma fase passageira, é permanente. Você manterá seu peso ideal comendo de forma saudável durante a semana e desfrutando de seus alimentos favoritos (com moderação, é claro) nos finais de semana.

Isso significa que do jantar de sexta-feira até o jantar de domingo, você pode desfrutar de suas comidas favoritas, mas sem esquecer a máxima da reeducação alimentar e vida saudável: sempre com moderação.

No entanto, você é aconselhado a não comer mais de uma a três das suas refeições favoritas no fim de semana. Além disso, você pode beber de uma a duas bebidas alcoólicas diariamente no fim de semana.

É recomendável fazer pelo menos uma hora de exercício intenso no sábado e no domingo, já que você consome mais calorias aos fins de semana.Durante este ciclo, ainda é sugerido não comer carboidratos depois das 2 da tarde.

Sem restrição de calorias

É importante notar que a dieta não informa quantas calorias comer durante cada ciclo. No entanto, como é uma dieta dinâmica, ou seja, em constante mudança, aumenta progressivamente a sua ingestão de calorias, introduzindo opções mais ricas em calorias em cada ciclo.

Com o aumento do consumo de calorias e do número de alimentos permitidos durante cada ciclo da dieta, é também recomendável aumentar gradativamente a quantidade de atividade física praticada, para que as quantidades estejam equilibradas.

Uma das vantagens da dieta dos 17 dias é o fato de a mensuração de resultados ser semanal, o que pode funcionar como motivação extra para quem se frustra com as amostras em longo prazo do sucesso da maior parte das dietas.

E, lembre-se, antes de começar qualquer programa de dieta e atividades físicas, consulte profissionais de saúde, como nutricionistas, médicos e educadores físicos, que podem dar orientações mais detalhadas e adaptar esses programas de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Fonte: Healthline e U.S. News

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