Alimentação

Qual é a quantidade máxima de café que você pode tomar?

Atualizado em 16 de maio de 2019
Qual é a quantidade máxima de café que você pode tomar?

Muitas vezes só uma boa xícara de café pode salvar a produtividade do dia, não é mesmo? Mas quanto você pode tomar sem prejudicar a saúde? Descubra

Se você só sente que acordou após tomar a primeira xícara de café e em algumas tardes você só sobrevive após mais um cafezinho, continue lendo. Mas quanto café é possível tomar sem prejudicar a saúde e o sono?

Um novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostra que reabastecer sua xícara com muita freqüência pode prejudicar sua saúde. Segundo a pesquisa, beber seis ou mais xícaras de café por dia pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul analisaram os registros de saúde e padrões alimentares auto-relatados de 347.077 participantes entre as idades de 37 e 73 anos. Eles também observaram quais participantes do estudo possuíam uma variante específica do gene, chamada CYP1A2, que permite metabolizar cafeína mais rapidamente do que aqueles sem a variante.

No geral, os pesquisadores descobriram que as pessoas que disseram beber seis ou mais xícaras de café por dia tinham 22% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares durante o período do estudo, em comparação àquelas que bebiam de uma a duas xícaras diariamente.

Eles também concluíram que essa associação era independente da composição genética; em outras palavras, as pessoas com o gene que metaboliza a cafeína não conseguiam beber com segurança mais do que aquelas que não o têm.

Os autores do estudo acreditam que o café (em grandes quantidades) e os problemas cardíacos podem estar ligados porque o consumo excessivo de cafeína pode causar pressão alta, um fator de risco para doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença cardiovascular é a principal causa de morte em todo o mundo, mas também é uma das mais evitáveis.

Beber café é bom ou ruim?

Isso não significa que todo e qualquer café seja ruim para o seu coração. Na verdade, os pesquisadores também descobriram que os participantes que não bebiam café – e aqueles que bebiam café descafeinado – também apresentavam taxas mais altas de doenças cardíacas (11% e 7% mais altas, respectivamente) do que aqueles que bebiam de uma a duas xícaras por dia.

Pesquisas anteriores descobriram que o café é rico em antioxidantes e pode reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes. Ou seja, se é consumido com moderação. Uma revisão de 2017 publicada na Food and Chemical Toxicology descobriu que níveis de ingestão de até 400 mg por dia, ou cerca de quatro xícaras de café, não estão associados a riscos para a saúde de adultos.

Então não, não há razão para cortar completamente o café, mas é inteligente prestar atenção em quanto você está realmente bebendo. A chave é sempre a moderação.

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