Beber suco de frutas pode aumentar a pressão arterial

Altos índices de açúcar podem aumentar a pressão arterial e levar a outras condições de risco

O consumo regular de sucos de frutas pode não ser tão saudável e irrestrito quanto se pensa. Pesquisadores descobriram que aqueles que bebem suco de fruta regularmente têm significativamente mais elevados de pressão arterial do que aqueles que o fazem ocasionalmente.

Com quantidades elevadas de açúcar e fibras insignificantes, um copo diário de suco de frutas pode levar a pressão arterial alta e doenças cardiovasculares, segundo cientistas da Universidade Swinburne de Tecnologia em Hawthorn, Austrália.

Assim, o frequente consumo de sucos pode estar contribuindo para o consumo excessivo de açúcar, típico da população ocidental, exacerbando a prevalência de hipertensão [pressão arterial] e doença cardiovascular, de acordo com o autor da pesquisa, Dr. Matthew Pase.

Uma porção de 250 ml de suco contém 115 calorias, o equivalente a sete colheres de chá de açúcar. Uma lata de refrigerante tem 139 calorias.

Os sucos também podem ser muito prejudiciais para os dentes. Dentistas britânicos pediram às famílias para que as crianças consumam apenas água e leite.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas não consumam mais de seis colheres de chá de açúcar por dia.