Pizza pode ser mais saudável que cereal no café da manhã

Um nutricionista norte-americano causou furor ao fazer essa afirmação, entenda quando isso é verdade ou não

A sugestão de uma nutricionista norte-americana de que uma fatia de pizza é uma opção de café da manhã mais saudável do que uma tigela de cereal matinal despertou muito interesse em todo o mundo.

A nutricionista Chelsey Amer disse: “Você pode se surpreender ao descobrir que uma fatia média de pizza e uma tigela de cereal com leite integral contêm quase a mesma quantidade de calorias”.

Mas será possível? A resposta é que depende de que tipo de pizza e cereal matinal estamos falando.

Cereais matinais frequentemente são alimentos altamentos processados e açucarados.

Mas embora existam alguns cereais muito açucarados, há também muitas opções de cereais integrais, ricos em fibras e com teor de açúcar reduzido, ricos em flocos de aveia, muesli e farelos, que podem ser combinados com coberturas ricas em proteínas como iogurte grego e leite para criar um café da manhã nutritivo e que manterá a saciedade por várias horas.

Dados australianos recentes explorando as dietas dos consumidores de cereais matinais publicados na revista Nutrients, revelaram que os consumidores de cereais matinais têm IMCs mais baixos, têm dietas mais saudáveis ​​ao longo do dia, consomem mais cereais integrais e consomem a menor quantidade de açúcares adicionados a cada dia.

Assim, enquanto há alguns cereais de café-da-manhã açucarados, isso não significa que todos os cereais matinais serão uma opção pobre de café-da-manhã.

Agora, a pizza, assim como o cereal, também tem uma ampla e crescente gama de opções.

Você pode comer uma borda recheada que chega a 300-400 calorias e 20-30g de gordura por fatia ou uma fatia fina de pizza integral com vegetais que podem conter apenas 150-200 calorias e muito pouca gordura ruim.

Você pode até mesmo fazer sua própria pizza em uma disco de pão pita com queijo branco e azeite, que é mais como um sanduíche fino e saudável.

Como no caso dos cereais, há opções muito melhores de pizza do que outras.

Qual é a diferença real?

A questão surge quando tentamos compará-los porque a pizza e o cereal matinal não são os mesmos. Cereais matinais sendo relativamente ricos em carboidratos serão digeridos mais rapidamente do que um prato de pizza rica em vegetais e proteínas, o que alimenta o argumento de que a pizza pode ser uma escolha melhor para manter a saciedade pela manhã.

Por outro lado, a chance de você encontrar uma pizza rica em proteínas e vegetais que também não esteja repleta de calorias é muito pequena.

A fatia média de pizza é rica em gordura, sal e calorias, e é por isso que nos sentimos cansados, inchados e pesados ​​depois de comer.

Claro, se você fizer sua própria pizza, escolher uma base integral fina, cobri-la com vegetais e proteína magra e comer apenas uma pequena fatia ou duas, seria outra história, mas essa não é a regra.

Isso não quer dizer que uma tigela de seu cereal de café da manhã açucarado favorito seja ótimo, porque alguns dos cereais matinais mais populares são relativamente processados, contêm açúcares adicionados e não têm as proteínas e fibras necessárias para uma refeição nutricionalmente balanceada e saudável.

Fonte: News Australia