Alimentação

Especiarias: boas para o paladar, melhores para a saúde

Atualizado em 24 de maio de 2019
Especiarias: boas para o paladar, melhores para a saúde

Se você não resiste aos temperos em pó, use as especiarias que são muito mais saudáveis

Se você é adepta da praticidade dos temperos industrializados, entenda os riscos que eles podem oferecer para a sua saúde. Altos índices de sódio e conservantes que causam retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Mas existem outras opções tão práticas quanto, mas muito mais recomendáveis para a saúde, com séculos de tradição em diversas culturas: as especiarias.

Conheça os benefícios das especiarias mais comuns no nosso país:

Açafrão da terra ou cúrcuma

Principal ingrediente do curry indiano, é um dos mais poderosos curadores da natureza. Anti-inflamatório, analgésico, antibacteriano, antioxidante, antialérgico e antiesparmódico. Por isso mesmo é eficiente para tratar e prevenir gripes e resfriados eo mal de Alzheimer, pois ajuda na formação de placas que se formam no cérebro e causam a doença. Também é benéfico para a digestão e as funções hepáticas.

Açafrão

O açafrão, diferente do cúrcuma, é retirado dos pístilos de uma flor europeia e muito usado na culinária espanhola. Embora menos difundido no Brasil, também possui inúmeras propriedades medicinais, como a prevenção da leucemia. Ele também impede que o câncer de mama se espalhe, auxilia a circulação, previne inchaços nas articulações, regula a glicose do sangue e fortalece o sistema imunológico.

Canela

Apenas ¼ de colher de chá de canela por dia pode reduzir o risco de triglicérides, colesterol e de glicose no sangue – de 10 a 30%. A canela também impede a resistência à insulina, tem propriedades antimicrobianas, estimula as funções cerebrais e é a maior fonte de antioxidantes entre as especiarias. Além de ser termogênica, é claro.

Cardamomo

Um dos ingredientes do famoso chai, contém bioativos responsáveis por acelerar o metabolismo, além de minerais como sódio, potássio, ferro, cálcio, magnésio e vitaminas A, B e C. Ajuda a liberar o catarro e é um remédio poderoso contra o mau hálito. Mas é contraindicado na gravidez.

Cominho

Muito popular na culinária brasileira, o cominho é uma excelente fonte de ferro, fibra alimentar, proteína e minerais. É um facilitador da digestão, contém antioxidantes que ajudam a boa memória e em conjunto com a vitamina E mantém a pele jovem. Reduz o estresse e a insônia, protege contra infecções e previne a anemia por ser uma fonte rica em ferro. Também previne a proliferação de célular cancerígenas.

Curry

O curry é uma mistura de temperos muito popular na culinária indiana. Potente antioxidante, estimula a digestão, auxilia a queima de gordura, aumenta a imunidade, diminui risco de câncer, reduz risco de Alzheimer e demência, melhora sintomas da asma e combate a cirrose hepática.

Gengibre

Outro conhecido termogênico, é rico em gingerol, que auxilia no controle de vômitos e náuseas, na digestão e é muito útil para pessoas que sofrem com os efeitos secundários da quimioterapia. Também é um poderoso antioxidante, o gengibre também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, estimular a circulação e aliviar a dor. Como anti-inflamatório, ajuda no tratamento de doenças cardíacas, câncer, Alzheimer e artrite.

Pimenta do reino

O tempero já foi tão valioso que fora conhecido como ‘ouro negro’. Antioxidante natural, é analgésica, anti-inflamatória, antisséptica, diurética e laxante natural. Alivia os sintomas da sinusite, males do sistema nervoso, auxilia a digestão e inibe a formação de gases. Reduz inflamações causadas por artrite e dores reumáticas, melhora a congestão nasal. Ajuda a reduzir sintomas da epilepsia e diminui sintomas de asma e bronquite. É também um poderoso termogênico.

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