5 dicas para adquirir o hábito de beber água

Sabe aquela sede? Pode significar que você já está desidratado. Aprenda a incluir o hábito de beber água na sua dica com dicas simples

Cerca de 60% do nosso corpo é feito de água, e ela compõe 90% do nosso sangue. Sendo assim, consumir água é um elemento essencial para o bom funcionamento de diversas funções do nosso corpo, como o bom funcionamento do fígado, ajuda na quebra de gorduras, elimina toxinas, além de aumentar a resistência física.

Um país tropical como o Brasil apresenta um clima mais quente, e por isso requer uma série de cuidados, inclusive quanto o consumo de água. O brasileiro consome cerca de 1.8 litro de água por dia, enquanto o recomendado é pelo menos 2 litros.

A desidratação pode causar dores de cabeça, náuseas, dores nas costas e até mesmo a sensação de fome. E, embora quando se fale nisso pensemos em uma pessoa andando por horas no deserto, a sede já é um sinal de desidratação.

Estas são algumas dicas simples para te ajudar a aumentar o consumo de água de maneira gradual:

1. Beba aos poucos

De nada adianta beber a sua quantidade diária de água de uma vez só, porque o organismo não absorve tão rápido assim e o excesso vai sair na urina. É melhor beber de um a dois copos por vez, com intervalos.

2. Associe o consumo de água com atividades corriqueiras

Ao associar o consumo de água a uma atividade do dia a dia, como por exemplo ir ao banheiro, você irá se lembrar com mais frequência e tornará o hábito mais fácil. Aproveite que está em pé, vá até a cozinha e encha um copo de água!

3. Tenha água sempre por perto

Às vezes, a preguiça ou a correria são um impedimento para que a gente beba água. Para evitar que isso aconteça, tenha sempre água perto de você. No trabalho, você pode manter uma moringa na sua mesa. Quando sair, uma dica é levar um squeeze ou garrafa de plástico abastecida com água purificada.

4. Use um aplicativo para te ajudar

Usar a tecnologia a seu favor pode te ajudar em muitas atividades, e melhorar o consumo de água é uma delas. Existem muitos aplicativos que te ajudam a criar hábitos, seja criando alarmes em horários específicos que te ajudam a lembrar de alguma atividade, ou criando metas. Portando instale um deles no seu celular e comece já a mudar.

5. Beba um copo de água antes de cada refeição

Se você faz pelo menos 3 refeições por dia, serão mais 3 copos de água (dentro dos 8 recomendados) que você irá tomar. Além disso, seu corpo pode muitas vezes associar a sensação de fome com a de sede, portanto beber água te ajuda ainda a ter uma maior sensação de saciedade.

* Com informações da IBBL