Alimentação

5 dicas para adquirir o hábito de beber água

Atualizado em 18 de junho de 2019
5 dicas para adquirir o hábito de beber água

Sabe aquela sede? Pode significar que você já está desidratada. Aprenda a fazer da água parte da sua dieta

A desidratação pode causar dores de cabeça, náuseas, dores nas costas e até mesmo a sensação de fome. E, embora quando se fale nisso pensemos em uma pessoa andando por horas no deserto, a sede já é um sinal de desidratação.

Embora todo mundo conheça a importância de beber água regularmente, muitas vezes a correria do dia a dia faz com que a gente se descuide da hidratação. Para evitar isso e ajudar a criar esse hábito, aqui estão algumas dicas úteis.

1. Beba aos poucos

De nada adianta beber a sua quantidade diária de água de uma vez só, porque o organismo não absorve tão rápido assim e o excesso vai sair na urina. É melhor beber de um a dois copos por vez, com intervalos.

2. Fique de olho na sua urina

A cor da urina é um excelente indicador da necessidade de ingestão de água. Se estiver com um tom amarelo claro, você provavelmente está bem hidratado. Se estiver mais escura, beba água logo.

3. Tenha água sempre por perto

Às vezes, a preguiça ou a correria são um impedimento para que a gente beba água. Para evitar que isso aconteça, tenha sempre água perto de você. No trabalho, você pode manter uma moringa na sua mesa. Quando sair, uma dica é levar um squeeze ou garrafa de plástico abastecida com água purificada.

4. Use a tecnologia

É fácil se concentrar em uma atividade e esquecer de beber água. Uma estratégia para resolver este problema é colocar alarmes no seu celular nos horários ideais para você beber água. Também é uma boa ideia anotar a quantidade de água que você bebe durante o dia, para não se perder na conta. Já existem aplicativos para smartphone que te avisam nos melhores horários para beber água e mantêm um registro do seu consumo.

* Com informações da IBBL

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