7 dicas para ter uma alimentação saudável mesmo com a correria do dia a dia

Não é apenas no dia da Saúde e da Nutrição que devemos falar sobre comida boa e saudável! Manter uma alimentação equilibrada no cotidiano agitado é um desafio real, mas algumas dicas ajudam você a se manter na linha

Comer bem é o melhor remédio e a forma mais eficiente para prevenir doenças e garantir energia e bem estar em todos os momentos. Mas na correria do dia a dia às vezes é difícil manter uma alimentação saudável com frutas, legumes e proteínas e, por isso, acabamos recorrendo a ultraprocessados, congelados e frituras que não acrescentam muito para a saúde.

Segundo dados coletados pela Organização Mundial do Trabalho, pessoas que se alimentam mal têm um índice de improdutividade até 20% maior do que pessoas com uma dieta equilibrada. Afinal, 20% da ingestão diária de calorias é dirigida à atividade cerebral. E isso se aplica tanto para o seu desempenho e produtividade no trabalho, quanto em outros setores da vida. Por isso é tão importante escolher alimentos saudáveis e ingerir leguminosas, frutas e grãos na sua dieta.

Mas para isso é preciso tempo e prática de processos que podem ajudar a transformar a hora do preparo das refeições mais fácil e descomplicada. A maioria das coisas já sabemos internamente, mas acabamos não colocando em prática, como congelar alimentos ou preferir comidas in natura ao invés de processados, por exemplo. A verdade é que pequenas atitudes podem fazer uma diferença enorme na hora da alimentação.

7 passos para comer bem na correria

Neste dia da Saúde e Nutrição, que tal aprender a comer bem e sem sacrifícios? Então siga lendo e aprenda nossas dicas para refeições descomplicadas.

Congele os alimentos

Tire um dia do seu final de semana, prepare uma refeição que dê para a semana, separe em potinhos e leve ao congelador. Pronto! Assim você terá marmitinhas prontas para o resto da semana e poderá comer bem, mesmo com pouco tempo. Outra alternativa é congelar alguns tipos de alimentos para mantê-los sempre frescos e semiprontos. Dessa forma a hora de cozinhar será mais rápida e simples! Para saber mais detalhes sobre como congelar cada alimento acesse a nossa matéria sobre congelamento.

Substitua alimentos processados por integrais

Essa pequena troca já faz uma diferença enorme! A ingestão de fibras presentes nos alimentos integrais ajuda a melhorar muitos funcionamentos do nosso organismo, já que os alimentos integrais não passam por todo processo de industrialização e mantêm a integridade dos seus nutrientes. Escolher trocar o pão de forma com farinha processada por uma opção integral pode ser um ótimo primeiro passo no caminho para uma alimentação saudável!

Coma o que te faz bem!

Não, você não precisa se forçar a comer jiló se você não gosta! Não à toa a natureza nos oferece uma enorme variedade de legumes, frutas e verduras para agradar a todo mundo. A alimentação saudável precisa ser prazerosa para que você tenha vontade de comer. Nada de pensar na comida como um sacrifício, viu? Contudo, não se mantenha fechado para experimentar novos alimentos. Dê uma chance e aos pouquinhos vá entendendo o que você gosta e o que não gosta para montar uma dieta equilibrada e funcional.

Coma 5 refeições por dia

Se você é do tipo de pessoa que faz dietas malucas e passa o dia não comendo praticamente nada, saiba que essa prática é mais prejudicial do que benéfica. Ao pular refeições, ou ficar muitas horas sem se alimentar, o organismo precisará de mais alimento na próxima refeição para repor os nutrientes necessários para seu funcionamento. Ou seja, consequentemente você acabará comendo mais para repor tudo que precisa para se manter forte e saudável. Por isso, café da manhã, almoço e jantar, intercalados por lanches saudáveis, devem fazer parte da rotina.

Lembre-se sempre de higienizar os alimentos

É importante consumir produtos frescos, mas ainda mais importante é que eles estejam higienizados e armazenados de forma correta. Isso vai ajudar a evitar problemas de contaminação, infecções alimentares e problemas do trato gastrointestinal. Lave sempre os alimentos antes de ingerir e evite recongelar as carnes para diminuir a chance de contaminação.

8 copos de água por dia para se manter hidratado

A água sozinha corresponde a 75% de todo nosso corpo e 90% do nosso sangue. É verdade! Por isso beber água é fundamental para manter uma alimentação equilibrada e saudável. Hoje o recomendado é que se beba por dia 2 litros de água, o que dá um total de 8 copos, mais ou menos. Uma dica é sempre manter um recipiente com água perto de você e evitar beber água apenas nos momentos que você está com sede. Isso porque sentir sede já é o primeiro sinal de desidratação. Para evitar chegar neste ponto, é simples: beba água sempre que puder.

Nada de pular o café da manhã

Estudos da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovaram que o café da manhã é parte importante para a nossa alimentação. Isso porque, ao não comer a primeira refeição do dia, ficamos mais propensos a comer mais durante o dia e a noite, o que altera nosso metabolismo e nos deixa sujeitos a desenvolver diabetes e até mesmo doenças do coração. Para evitar que isso aconteça, dê atenção especial a essa refeição. Coma uma fruta, alimentos integrais e sucos naturais nesse momento e aproveite para começar o dia da melhor maneira.