Alimentação

Consumir 5 refeições por dia te ajuda a perder peso

Atualizado em 4 de março de 2020
Consumir 5 refeições por dia te ajuda a perder peso

Nada de dietas malucas! Comer 5 refeições ao dia te ajuda a manter a disposição e perder peso de maneira gradual e saudável

Imagine que o nosso corpo é como um grande trem. Cada peça é parte fundamental para assegurar seu completo funcionamento. E, assim como um trem, sem a energia necessária nosso corpo não consegue seguir em frente e fazer sua rota completa. O que assegura a nossa energia é a alimentação, por isso é tão importante que tenhamos refeições equilibradas ao longo do dia.

É um erro acreditar em dietas mirabolantes que dizem que você precisa comer menos para conseguir perder peso. Na verdade, segundo um artigo publicado pela Harvard Health Publishing, quanto mais uma pessoa pesa, menos ela come. Pesquisas sugerem que pessoas que estão em um peso adequado, ou antigos obesos, comem pelo menos 4 refeições ao dia.

Comer pouco não significa que você ficará mais saudável ou atingirá um peso ideal em pouco tempo, muito pelo contrário.

Ao pular refeições, ou ficar muitas horas sem se alimentar, o organismo precisará de mais alimento na próxima refeição para repor os nutrientes necessários para seu funcionamento, e você acabará comendo mais.

Além disso, o metabolismo fica mais lento depois de ficar horas e horas sem nenhum alimento novo. A baixa alimentação pode fazer você sentir sensações incomodas, como fraqueza, tontura, dor de cabeça, e até mesmo desmaios.

Fracionando as refeições em 5 (café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta), você ajuda a manter seu metabolismo acelerado e a sua saciedade dura por mais tempo.

Ao comer 5 refeições por dia você terá:

  • Mais energia
  • Menos fome
  • Vontade reduzida de comer doces
  • Mais oportunidades de comer frutas e legumes
  • Controle na produção dos níveis de sangue e insulina
  • Menor armazenamento de gordura corporal

A ideia por trás de comer pouco ao longo do dia é você se alimentar de frutas e vegetais com baixas calorias, mas que mantenham o seu corpo funcionando por mais tempo sem desgaste necessário. Por isso, se planeje com antecedência e tenha sempre alguma fruta por perto, ou uma salada sempre à mão! Assim você conseguirá controlar a fome e fará a ingestão regular das fibras e nutrientes necessários, sem as neuras de aumento de peso.

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