Por que substituir alimentos refinados por integrais?

A ingestão de fibras presentes nos alimentos integrais ajuda a melhorar muitos funcionamentos do nosso organismo. Saiba por quê

Muito se fala sobre os alimentos integrais, mas ainda são poucas as pessoas que conhecem os seus benefícios na alimentação. Apesar de serem menos nutritivos, os alimentos refinados ainda são a base da alimentação do brasileiro. Seja isso pela falta de informação sobre, pela acessibilidade ou simplesmente pela falta de costume, fato é que os integrais ainda são deixados de lado na hora do mercado.

Os alimentos refinados, diferentes dos integrais, são processados durante a industrialização, e por isso suas características principais são perdias. Ou seja, as fibras presentes nas cascas dos alimentos que geralmente são parte dos grãos acabam desaparecendo.

Já que os alimentos integrais não passam por todo esse processo, eles preservam a integridade dos nutrientes. Por isso eles têm um valor nutritivo muito maior do que os alimentos refinados. Além de grande valor nutricional, os integrais são grande fonte de fibras e nutrientes minerais, e ajudam no combate a doenças cardíacas, obesidade e até mesmo câncer.

Alimentos integrais e suas propriedades

Por serem ricos em vitaminas, antioxidantes, fibras, nutrientes e minerais, estes alimentos podem e devem fazer parte do seu prato. Alimentos como farinha, arroz, pão e cereais são ótimas opções para incrementar sua alimentação. Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, comer pequenas porções desses alimentos já faz grande diferença no seu organismo.

As fibras presentes nesses alimentos ajudam a dar maior saciedade, fazendo a pessoa comer menos. Isso acontece pois eles são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo. Pesquisas indicam que as fibras fazem com que o açúcar contido nos alimentos seja liberado de pouco em pouco no organismo, controlando os níveis de glicose no sangue. Além disso, elas são parte importante para o bom funcionamento do intestino.

Apesar de ainda pouco procurados, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Naturais e Integrais (Abiani), o aumento das vendas desses produtos tem aumentado de forma gradual. E fique de olho, é importante verificar sempre se nas embalagens dos produtos estão os selos de qualidade. Além disso, cuidado para não confundir os integrais com os orgânicos. Pois, apesar de serem plantados sem agrotóxicos, nem todos os alimentos orgânicos são integrais.