Alimentação

5 alimentos que ajudam a acabar com o mau hálito

Atualizado em 20 de fevereiro de 2019
5 alimentos que ajudam a acabar com o mau hálito

A halitose tem causas que podem ter a ver com a sua alimentação, descubra como acabar com ela

Se você cuida bem da saúde dos seus dentes, mas mesmo assim não consegue se livrar do mau hálito, a causa pode estar na sua digestão e nos alimentos que ingere, como alho, cebola, peixe e hábitos como o tabagismo.

“Poucos sabem, mas o consumo excessivo de proteínas pode potencializar o aparecimento do odor indesejado, pois as mesmas contribuem para a mudança do pH alcalino, o que propícia o desenvolvimento de bactérias. Além disso, as proteínas de origem animal favorecem a formação de muco, fator que causa o acúmulo de biofilme lingual (saburra), um dos principais vilões do bom hálito”, explica a dentista Rosane Farias de Menezes, da Caixa Seguradora Odonto.

Além disso, ingerir bastante água e mastigar bem os alimentos também ajuda a evitar a halitose. Isso porque estimulam a produção salivar, o que promove a limpeza fisiológica da cavidade bucal e ajuda a reduzir bactérias que causam o mau hálito.

A água, aliás, é importante aliada contra os maus odores bucais. Segundo um estudo publicado no Jornal Internacional de Higiene Bucal em 2016, beber um copo d’água em jejum é um modo eficiente de reduzir o mau hálito matinal. Pesquisadores concluíram que tanto a água ingerida, como usada em bochecho, chega a reduzir 60% das substâncias que contribuem para essa sensação desagradável.

Mas é possível também investir em alimentos que ajudam a diminuir o problema a partir do lugar mais efetivo: de dentro para fora. 

  1. Alimentos ácidos como limão, laranja e vinagre de maçã. Mas tenha sempre cuidado com a exposição de ácido aos seus dentes que é um corrosivo natural e consulte sempre primeiro o seu dentista.
  2. Alimentos ricos em zinco e magnésio, como espinafre, sementes de abóbora, sementes de linhaça e feijão vermelho. No entanto, estes alimentos podem ser inadequados se o seu mau hálito estiver relacionado a gases.
  3. Alimentos com clorofila, como vegetais de folhas verdes tais quais espinafre, salsa, rúcula, abobrinha, vagem e brócolis.
  4. Ervas aromáticas e chás como funcho, cardamomo, cominho, gengibre e endro.
  5. Alimentos que favorecem a flora intestinal com bactérias probióticas, como cenouras, vagens, lentilhas, grão-de-bico e amêndoas.

 

Fonte: Dr. Steve Lin.

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