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Os benefícios do bike indoor para a saúde e boa forma

Atualizado em 4 de abril de 2019
Os benefícios do bike indoor para a saúde e boa forma

O bike indoor é a modalidade esportiva aeróbica que mais ganhou adeptos nos últimos anos.

Criado nos Estados Unidos no início dos anos 90, o ciclismo indoor (também conhecido como bike indoor, bike ou cycle), é a modalidade esportiva predominantemente aeróbica que mais ganhou adeptos de várias idades e condicionamento físico ao longo dos últimos anos.

A atividade em bicicletas possui muitos pontos positivos para seus praticantes. “Ao pedalar, o ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais”, explica a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tânia Fleig. “Esta atividade também melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol e na perda de peso”, acrescenta a profissional.

Porém, o bike indoor adiciona muitas outras vantagens para quem quer se exercitar com qualidade e obter resultados rápidos.

Os exercícios dessa modalidade são feitos acompanhados de música em salas onde uma grande variedade de frequentadores se motiva coletivamente. A música alta é um poderoso estimulante, que gera ainda mais entusiasmo ao pedalar com vontade e intensidade, aumentando ainda mais a queima de gordura.

O treino é realizado dentro de um espaço apropriado para isso (seja em uma academia ou até mesmo em uma sala de exercícios em casa), logo, em um ambiente seguro, livre da poluição, do perigo de colisões com veículos e da violência urbana. Essa vantagem alivia o stress ao realizar a atividade física e permite que o praticante possa se dedicar com mais determinação ao exercício e sua busca por resultados.

Ainda que a atividade seja executada indoor, este tipo de treino pode simular facilmente todas as situações de pedalada em ambientes externos (como subida de montanhas, por exemplo), graças à aplicação de cargas programadas nos equipamentos e à regulagem da velocidade das rotações, o que geralmente é feito de acordo com o ritmo da música para colaborar no incentivo ao praticante. Dessa forma, é possível deixar o treino mais dinâmico e potencializar a queima de calorias e o condicionamento físico.

Como a bicicleta ergométrica é fixa, o risco de acidentes e lesões físicas é próximo de zero e, por não exigir uma coordenação motora muito desenvolvida, pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que com adequações de ritmo e intensidade ao condicionamento físico do praticante.

Algumas dicas importantes devem ser observadas pelos adeptos do bike indoor:

    1. É muito importante regular a bicicleta às proporções do corpo. Neste momento, é interessante contar com a ajuda de um orientador bem preparado para isto, pois a altura do banco e a distância do guidão devem ser muito bem equilibradas para evitar lesões.
    2. A postura correta também é fundamental para a prática correta dos exercícios de ciclismo indoor. É recomendado manter o abdômen sempre contraído e ficar atento à respiração correta durante a prática das atividades, mesmo na hora de aquecer e alongar.
    3. Como o esforço físico nesta modalidade é bem intenso, a transpiração tende a aumentar consideravelmente. Portanto, é importante manter uma toalha ao alcance e hidratar o corpo continuamente com água ou isotônicos.
    4. As roupas utilizadas devem ser bem confortáveis, permitindo a livre movimentação dos membros e evitando a má postura, lesões e qualquer desconforto que possa comprometer o bom desempenho no exercício.

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