3 dicas para começar a pedalar e evitar lesões

Equipamento e postura corretos podem fazer a diferença para quem começa

Pedalar é um dos esportes mais benéficos para a saúde de quem pratica. Segundo estudo da publicação Psychotherapy and Psychosomatics, divulgada em 2011, pedalar aumenta a disposição das pessoas em 20% e diminui a fadiga em 65%.

Também ajuda a metabolizar a gordura, define a musculatura das pernas e trabalha a resistência dos braços. O trabalho muscular ocorre por conta do esforço, estabilidade e coordenação dos movimentos.

Pedalar contribui para melhorar a coordenação motora e prevenir a osteoporose, aumenta a resistência à fadiga e às doenças crônicas pulmonares, cardiovasculares, entre outras.
Se você não tem o hábito, algumas dicas te ajudam a começar e evitar lesões ou sobrecarga.

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  1. Para quem pretende iniciar a prática do ciclismo, o ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.
  2. É indicado o uso de um tênis confortável e equipamentos que garantam a segurança do ciclista como capacete, luvas, sinalizadores e roupas adequadas e de preferência coloridas, para chamar a atenção dos motoristas.
  3. Também é recomendável que a bicicleta tenha o guidão alto para evitar esforços na coluna. “É preciso ter atenção à postura. O tronco precisa estar alinhado com o quadril, com uma leve inclinação à frente para melhor apoiar e sustentar os membros superiores sobre o guidão. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas. A altura ideal é, quando sentado, encostar apenas as pontas dos pés no chão.” comenta Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (CREFITO 14.408F). Segundo a fisioterapeuta, se o banco estiver muito alto ou muito baixo pode prejudicar a postura do ciclista. Vale destacar que antes de iniciar qualquer tipo de exercício, é recomendável procurar um profissional da saúde para uma avaliação adequada.