Como são formadas as estrias?

As linhas brancas e vermelhas são o terror das mulheres, descubra como elas se formam e evite

Várias são as causas da estria, um mal que aterroriza as mulheres. Acredita-se que uma em cada cinco pessoas apresente estrias no corpo. “Elas são rupturas das fibras de colágeno e elastina que dão elasticidade à pele. A incidência é maior em mulheres, que representam 80% dos casos”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Com essa ruptura, o sangue extravasa, inundando as fibras e deixando-as com aspecto arroxeado ou rosado e, depois, há uma substituição por um tecido fibroso, com aspecto de cicatriz (são as estrias brancas)”, completa Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em Estética e diretora da Buona Vita Cosméticos.

Leia também: 6 fatos sobre as principais causas da celulite

Onde aparecem — De acordo com o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da SBD, as áreas mais afetadas são: abdômen, seios, área interna das coxas e glúteos. “Nas mulheres, durante a gravidez, as estrias surgem porque é justamente nesse período que acontece uma distensão imensa dos tecidos, principalmente nessas regiões”, comenta o Dr. Abdo.

Causas

O dermatologista Dr. Jardis explica que o ganho-perda de peso favorecem o aparecimento das estrias. “A briga contra a balança mesmo em pessoas magras que variem 2 ou 3 kg são suficientes para o aparecimento de estrias; além disso, temos a má alimentação com excesso de açúcar, gordura saturada e excesso de sal, dentre outros motivos”.

Leia também: 5 exercícios para evitar a flacidez durante a gestação 

O Dr. Abdo Salomão complementa que atletas também podem sofrer com o problema. Para evitar isso, ele recomenda principalmente uma alimentação adequada, comendo proteína três vezes por semana e bebendo muita água. “Segunda dica: é importante usar hidratantes locais na pele. Existem produtos específicos para isso, com componentes que hidratam e melhoram a elasticidade da pele, de forma preventiva. Terceira dica é fazer exercício físico programado, sem excessos”, explica Dr. Abdo. “Se a pessoa quer ganhar massa muscular, tem um tempo determinado para isso. Lembrando que quanto mais jovem, maior é a suscetibilidade para ter estrias”, completa.