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Macarrão pode ajudar a emagrecer

Atualizado em 14 de julho de 2016
Macarrão pode ajudar a emagrecer

Massa não só não engorda, como pode ajudar a perder peso, segundo pesquisa

Apesar de ser demonizado e considerado um inimigo da dieta, a ideia de que comer macarrão te faz engordar é um mito – e mais, o inverso é verdadeiro e ele pode te ajudar a emagrecer, cientistas do IRCCS IstitutoNeurologicoMediterraneoNeuromed afirmam.

Isso porque quando consumida como parte de uma dieta mediterrânea rica em vegetais e azeite de oliva, a massa de macarrão pode causar uma ligeira redução no Índice de Massa Corporal (IMC) e, consequentemente do tamanho da sua cintura.

O estudo conduzido por cientistas italianos (é claro!), analisaram as dietas de mais de 23.000 pessoas de duas áreas diferentes da Itália. Eles pediram aos participantes para anotar tudo o que comeram em um diário e foram então questionados sobre suas dietas por entrevistadores. A quantidade de massa que consumiam diariamente foi padronizada e em comparação com suas medidas de IMC, cintura e quadril.

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Os pesquisadores concluíram que não havia ligação entre comer massas e ganhar peso – a ligação aconteceu, na verdade, entre comer massas e estar mais magro. O autor principal do artigo, George Pounis disse: “Ao analisar os dados antropométricos dos participantes e seus hábitos alimentares, vimos que o consumo de massas, ao contrário do que muitos pensam, não está associado a um aumento do peso corporal, pelo contrário”.

“Nossos dados mostram que comer massas de acordo com as necessidades individuais contribui para um índice de massa corporal saudável, menor circunferência da cintura e melhor relação cintura-quadril”, diz George.

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Licia Iacoviello, também do Instituto Neuromed, que realizou a pesquisa, acrescentou: “Na visão popular, massa é muitas vezes considerado algo não adequado quando você quer perder peso. E algumas pessoas resolvem bani-la completamente de suas refeições. À luz desta pesquisa, podemos dizer que esta não é uma atitude correta. Estamos falando de um componente fundamental da tradição italiana do Mediterrâneo, e não há nenhuma razão para viver sem ele”.

A mensagem que emerge a partir deste estudo é de que a dieta mediterrânica, com moderação e respeitando a variedade de todos os seus elementos (massas em primeiro lugar), é boa para a sua saúde.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que comeram massas regularmente também foram mais propensos a seguir a dieta mediterrânea tradicional, comendo principalmente tomate, cebola, alho, azeite, queijo e arroz temperado.

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Mas eles disseram que o efeito benéfico de comer massas existia independentemente de a dieta ser seguido fielmente. Eles não sugerem razões pelas quais massas poderiam ser ligados a um menor IMC – mas reiteraram o debate em curso sobre se carboidratos são bons ou maus para a saúde.

Especialistas se dividem sobre se um alto teor de gordura, numa dieta de baixo carboidrato é melhor para a saúde ou se um baixo teor de gordura em uma dieta rica em carboidratos é o melhor.

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Dr. Gunter Kuhnle, da Universidade de Reading, disse que o estudo mostrou que era “errado demonizar carboidratos”. E acrescentou: ‘Os dados mostram claramente que o consumo de um alimento rico em carboidratos, como massas, não tem de ter um efeito adverso no peso do corpo. Os resultados deste estudo confirmam as recomendações dietéticas atuais e apoiam a recomendação para uma dieta equilibrada. “

Mas o Dr. Aseem Malhotra, assessor do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido, argumentou que o estudo foi limitado, pois contou com pesquisas feitas por telefone. Ele disse que a quantidade de massas comida era importante, já que as estudadas estavam em torno de 50g a 65g por dia – muito menos do que as porções em refeições principais usuais.

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Ele acrescentou: “Quantidade é fundamental. Se você está comendo grandes quantidades de produtos hortícolas, azeite de oliva e óleo de peixe e em seguida, come pequenas quantidades de massas é pouco provável que seja nocivo ou contribuacom consequências adversas e obesidade. “

Ele também disse que ainda era importante para qualquer pessoa com resistência à insulina ou diabetes tipo 2 a reduzir a sua ingestão de carboidratos ricos em amido. A doença, que está ligada à obesidade, afeta mais de 3 milhões de britânicos e é esperado para afetar 5 milhões em 2025 devido ao aumento dos níveis de obesidade. A pesquisa foi publicada na revista Nutritionand Diabetes.

* Com informações do Daily Mail (UK).

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