Beleza

A importância do aquecimento muscular antes dos exercícios

Atualizado em 12 de março de 2019
A importância do aquecimento muscular antes dos exercícios

Aquecer os músculos antes de atividade física diminui a incidência de lesões

Nas Olimpíadas de Londres, em 2014, cerca de 37% dos atletas brasileiros tinham algum tipo de trauma muscular, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil. Nesta edição de 2016 que está prestes a começar, já há alguns competidores de fora por conta das lesões musculares, como o futebolista Douglas Costa e o ponteiro do vôlei Murilo.

Segundo o Educador Físico do São Cristóvão Saúde, Daniel Pinheiro, uma das principais causas de lesões entre pessoas que praticam esportes é não ter tempo suficiente para a realização do aquecimento muscular ou não o fazer adequadamente. Preparar o organismo antes de começar uma atividade física é essencial para evitar danos na musculatura. “Estudos demonstram que o aquecimento antes do exercício reduz a incidência de lesões osteomusculares em comparação com grupo de pessoas que não o realizam”, comenta Daniel.

Leia também: Aprenda a correr e evite lesões

Existem dois tipos de aquecimento esportivo: o geral e o específico. “O geral consiste em ativar o organismo todo, preparando o sistema cardiovascular para um aumento no transporte de oxigênio, elevação da temperatura muscular, além de, os ligamentos e tendões tornarem-se mais elásticos, ficando protegidos e menos susceptíveis às lesões. Já o específico é realizado com exercícios próprios da modalidade que se praticará, especialmente para a musculatura que mais será trabalhada”, explica o Educador Físico. No futebol, é mais comum ocorrerem lesões no posterior da coxa dos jogadores, assim como no vôlei a lesão mais corriqueira está nos ombros e tornozelos.

Uma dica para aqueles que gostam de jogar bola com os amigos e não querem se machucar é aquecer com alongamentos os músculos da parte interna da coxa, da panturrilha e do abdômen. Ainda, para o aquecimento específico é aconselhável treinar passe, condução da bola e chute a gol. Para os que preferem vôlei, não podem se esquecer de alongar os ombros e musculatura da coxa e perna. No aquecimento específico, recomendam-se treinamentos com a bola, como recepção, passe, saque e cortada.

Leia também: Isotônico é para qualquer um?

Para uma prática de exercícios saudável, o ideal é seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e realizar 30 minutos de atividades físicas diárias, antecedidas pelo aquecimento muscular, por ao menos cinco dias por semana. Conforme o Educador Físico do São Cristóvão Saúde, também é importante manter boa alimentação e períodos de descanso.

Leia Também

Como voltar a correr sem lesões?

Como voltar a correr sem lesões?

5 dicas para quem quer começar a correr

5 dicas para quem quer começar a correr

4 dicas para respirar melhor enquanto corre

4 dicas para respirar melhor enquanto corre

5 recados dos seus joelhos para você

5 recados dos seus joelhos para você

Trate as estrias com alimentação adequada

Trate as estrias com alimentação adequada

Curta nossa página

Siga no Pinterest