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É possível emagrecer em poucos dias?

Atualizado em 7 de setembro de 2016
É possível emagrecer em poucos dias?

Além das dietas de jejum e sucos, dá para eliminar medidas e desinchar de forma saudável?

Você enfiou o pé na jaca e tem apenas poucos dias para caber naquele vestido? Calma! Não é necessário jejuar ou viver de sucos para desinchar em um curto período de tempo.

Segundo Charlene Grosse, nutricionista e porta-voz da Associação de Nutricionistas da Austrália (DAA) recorrer a estes métodos drásticos, por vezes, pode piorar a situação.

Elas são o que chamamos de ‘dietas da moda’. Geralmente restringem grupos alimentares inteiros e quantidades de alimentos, o que torna praticamente impossível obter todos os nutrientes de que se necessita para ter energia e saúde.

Leia também: O que acontece quando cortamos o carboidrato da dieta?

“Em vez de perder gordura corporal, as pessoas em dietas extremas ou restritivas, muitas vezes perdem massa muscular e sua taxa metabólica cai drasticamente, por isso é muito mais fácil ganhar peso uma vez que a dieta tenha parado.”

O DAA adverte que, embora o conceito de “desintoxicação” seja popular, não há nenhuma evidência científica que sugira nossos corpos precisam de ajuda para remover essas toxinas. Ter uma dieta saudável, equilibrada forneceria o mesmo benefício que o detox, mas com uma melhor nutrição.

“Algumas pessoas dizem que se sentem melhores após o jejum/detox, mas este é muitas vezes o resultado de comer menos alimentos ricos em gordura, sal ou açúcar, beber menos álcool e cafeína e comer mais frutas e legumes.

A rápida perda de peso também é mais frequentemente relacionada às mudanças de fluidos e redução de carboidratos em vez de perda de gordura real.

Leia também: Glúten Free: por que tirar o glúten da dieta pode ser prejudicial?

Mas nem tudo está perdido, a nutricionista dá a dica se você precisa se preparar para um evento importante (e caber naquela roupinha). Há, sim, truques para desinchar e ficar melhor consigo.
“Hidrate seu corpo com água e baseie suas refeições em torno dos cinco grupos de alimentos básicos (frutas e vegetais, grãos, carnes magras, aves, peixes, nozes e sementes, ovos, legumes, tofu e alimentos lácteos), e largue os alimentos processados, como chips, confeitos e refrigerantes. Esta é a melhor maneira de maximizar as vitaminas e os minerais que mantêm seu corpo saudável e seu cabelo, pele e olhos brilhando.

“Se você optar por beber, manter sua ingestão de álcool para não mais do que dois drinques padrão por dia, escolha dois dias sem álcool por semana e sempre mantenha a água como sua primeira escolha para bebidas. Manter-se hidratado é fundamental para todos os processos em nosso corpo, e também mantém a aparência e textura da nossa pele. “

Talvez você não precise perder peso, você pode apenas estar inchada e retendo líquidos.

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Se você se sente inchada, pode ser por uma das seguintes razões:
• Aumentar subitamente a ingestão de alimentos ricos em fibras;
• Comer alimentos ricos em carboidratos que causam gases e inchaço, como cebola, repolho e couves de Bruxelas, feijão e lentilhas e couve-flor;
• Consumir alimentos com lactose que podem ser fermentados no intestino se não houver lactase suficiente presente, como leite, sorvete e alguns iogurtes;
• Álcool;
• Alimentos e bebidas com adoçantes artificiais como o sorbitol e manitol C;
• Bebidas gaseificadas;
• Goma de mascar;

Se você tende a ter retenção de água, limite a ingestão de alimentos salgados e processados.

Mas, acima de tudo,ignore as modas, e se concentre em mudanças simples que impulsionarão a sua saúde por um longo prazo.

• Com informações do Body and Soul (Aus)

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