Beleza

Aprenda a se pesar corretamente

14 de setembro de 2018
Aprenda a se pesar corretamente

Veja seis dicas para não deixar que a balança te engane – para o bem e para o mal

Quando o assunto é peso e massa corporal muita gente se preocupa, seja no que diz respeito a ganhar peso, ganhar massa magra, ganhar massa muscular ou emagrecer. E, já que há tanta preocupação com os números da balança, ela precisa se estender a diversos fatores que devem ser levados em consideração para evitar a flutuação do peso e, consequentemente, informações imprecisas.

Para ajudar quem precisa ou apenas quer monitorar seu peso, a Center Medical listou algumas dicas para que a pesagem seja precisa.

O que é peso?

O peso é uma medida constantemente utilizada no processo de avaliação nutricional. É considerado uma medida simples que representa a soma de todos os componentes corporais (água, gordura, ossos e músculos) e relaciona-se com o equilíbrio proteico-energético do indivíduo.

Esta medida deve ser interpretada com cautela, pois ele não discrimina a composição corporal (massa gorda X massa muscular), a condição hídrica (desidratação, edema) ou as diferenças na estatura óssea do indivíduo.

Leia também: Entenda o comportamento do cérebro ao fazer dieta

Para saber o seu peso mais perto do correto possível é necessário que um padrão seja seguido. Por isso trouxemos algumas dicas para você ficar de olho no peso de seu corpo, com o mínimo de erro possível:

De olho na balança

As melhores balanças são aquelas comuns, com pesos que não podem ser retirados. Porém, elas são grandes e difíceis de transportar. Essas balanças devem ser colocadas em uma superfície dura e nivelada e verificadas regularmente com um peso conhecido. Assim, pese-se sempre na mesma balança para não se confundir. Se for um local público (como farmácias, drogarias, clínicas e até mesmo academias) cobre do responsável pelo local que a calibragem seja feita.

Roupas

Vestir o mínimo de roupas possível é altamente recomendável, até porque as roupas pesam. Caso você vá ao nutricionista ou médico, leve junto com você uma roupa leve! Nada de jeans, ok? Caso não seja possível, pese sempre utilizando a mesma roupa.

Leia também: Por que emagrecer vai muito além de treino?

Calçado

Pesar descalço é outra boa recomendação. Quantas pessoas você já viu se pesando em balanças de academia (ou até mesmo de farmácia) usando sapatos pesados, como tênis, por exemplo? Aquelas gramas a mais no leitor do equipamento podem assustar.

Horário

As medidas devem ser, se possível, feitas no mesmo horário do dia, porque refeições, bebida, bexiga cheia e a atividade intestinal podem afetar a leitura. O horário ideal para se pesar é pela manhã, em jejum.

Suor após exercícios físicos

Evite ao máximo pesar-se após a realização de exercícios físicos (ou até mesmo após fazer aquela sauna). O suor causa perda de líquidos, que logo são recuperados após a ingestão de água ou outras bebidas. Pesar nestas situações podem levar a uma falsa impressão de perda de peso. Então, não se engane.

Leia também: Síndrome metabólica: você sabe o que isso?

Período menstrual

O ciclo menstrual influencia a pesagem devido à retenção de líquidos! Então, é recomendável que o peso seja aferido fora do período pré-menstrual e de menstruação, pois a diferença pode ser de até 2kg até 4kg na balança, para algumas pessoas.

Curta nossa página

Siga no Pinterest