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Conheça os cuidados para quem começa a se exercitar

Atualizado em 12 de março de 2019
Conheça os cuidados para quem começa a se exercitar

Vai começar a fazer atividade física? Médico do esporte explica como preparar o corpo e evitar lesões

 

É comum que as pessoas se matriculem nas academias ou outras modalidades esportivas para ficar em forma. Na pressa de perder peso, é comum que algumas pessoas cometam exageros e prejudiquem o corpo. Outros começam a se exercitar, não obtém o retorno esperado em um curto espaço de tempo e acabam desmotivados, sem dar continuidade aos exercícios.

De acordo com o ortopedista e médico do esporte do Hospital Santa Paula, Fabiano Cunha, o correto é planejar uma prática esportiva regular e de longo prazo. Para tanto, os iniciantes precisam seguir alguns passos:

 

  1. Faça um check-up com um médico do esporte antes de iniciar a prática esportiva;
  2. Escolha uma modalidade compatível com sua condição física atual;
  3. Busque um treinador qualificado;
  4. Tenha uma alimentação saudável;
  5. Coloque um objetivo nos seus treinos, uma meta; fica mais prazeroso treinar pensando em uma viagem ou algum evento festivo;
  6. Aumente o seu limite aos poucos, só assim você irá evoluir, além de evitar lesões e cansaço.

De acordo com o especialista, ao iniciar um programa de exercícios o corpo interpreta seu comportamento e ajusta o metabolismo de acordo com a regularidade dos treinos. 

 

“Para os iniciantes, é muito mais efetivo realizar uma caminhada de 40 minutos, 3 vezes por semana, do que caminhar 2 horas no domingo e passar mais 6 dias sem fazer nada. O corpo gosta de regularidade e se acostuma com isso, seja com exercícios regulares ou com o ócio regular”, explica.

O médico afirma que muitos pacientes o procuram com a mesma queixa de que fizeram exercícios e depois de um mês não tinham emagrecido nada e ficaram cheios de dores. “É preciso entender o corpo. Você passa um ano sem se movimentar e de repente volta a caminhar. O cérebro fica confuso, não sabe que você quer emagrecer, só sabe que você não faz exercício. Neste primeiro momento, ele manda mensagens para o corpo entrar em estado de alerta. Daí que vêm as palpitações, formigamentos e as quedas de pressão que muitas pessoas reclamam no primeiro mês de um programa físico”, diz.

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