Alimentação

Ama carboidratos? Conheça a dieta 80-10-10

Atualizado em 4 de abril de 2019
Ama carboidratos? Conheça a dieta 80-10-10

80% de suas calorias devem vir dos carbs nesta dieta, mas não das fontes que você pensa

No mundo de hoje, cheio de dietas da moda, pode ser difícil saber o que você deve e não deve comer. Nós todos sabemos que uma dieta rica em frutas e legumes é benéfica, mas que tal uma dieta que consiste APENAS de frutas e legumes?

Essa é a dieta 80/10/10, em que 80% de suas calorias ingeridas devem vir de carboidratos, 10% de proteínas e 10% de gorduras. Mas os carboidratos só pode vir de frutas, verduras e legumes.

O Dr. Douglas Graham, um quiroprático aposentado e ex-atleta, criou a dieta que promete ajudar pessoas a descobrir um estilo de vida sustentável que leva à perda de peso, melhor saúde e prevenção de doenças.

O que é a dieta 80/10/10?

É uma dieta vegana crudívora de baixo teor de gordura. O alimento na dieta deve ser comido cru pois a dieta prega que cozinhá-los pode danificar os nutrientes nos alimentos e liberar toxinas que podem causar doenças.

Ao contrário de muitas dietas, não tem limite de tempo e é vendida como uma solução de longo prazo para aumentar a longevidade e ajudar a chegar ao peso ideal.

O que você pode comer?

As regras são bastante simples – comer frutas e legumes. Sua regra mais importante é comer frutas de baixo teor de gordura, cruas e não processadas, além de vegetais folhosos macios.

Frutas e legumes são divididos em quatro grupos: frutas não-doces, frutas doces, vegetais folhosos macios, frutas gordurosas.

Frutas não-doces

Frutas doces

  • Maçãs
  • Bananas
  • Mangas
  • Frutas vermelhas

Vegetais folhosos

  • Alface
  • Espinafre
  • Couve

Frutas gordurosas

  • Abacate
  • Azeitonas
  • Nozes e sementes

Você também pode comer uma variedade de outros vegetais verdes, incluindo brócolis, repolho, aipo e couve-flor, mas estes são considerados mais difíceis de digerir e devem ser limitados.

Para alcançar os resultados desejados da dieta, 90-97% de suas calorias devem ser provenientes da seção de frutas doces e não-doces, 2-8% de folhas verdes e o resto de outros vegetais e frutas gordas.

Como pretende beneficiar a sua saúde

A dieta afirma evitar transtornos alimentares por ter uma alta ingestão de carboidratos, bem como defesa contra a gula e fornecimento de energia para as pessoas que se sentem fatigados.

Ele também alega que seu baixo teor de gordura e proteína pode proteger contra o câncer, diabetes, insuficiência de órgãos, ossos fracos e doenças cardíacas, relatórios Autoridade Nutrição.

Outros benefícios alegados incluem perda de peso, melhora de casos de acne, melhor sono e uma vida mais saudável em geral.

Quais são suas desvantagens?

Promove uma ingestão muito alta de carboidratos e uma baixa ingestão de proteínas e gorduras, o que não é uma dieta equilibrada.

Elizabeth Boham, médica do Centro UltraWellness em Lenox, Massachusetts, disse à Women’s Health que as pessoas na dieta podem não se sentir tão satisfeitas se não estão comendo proteína suficiente.

Ela também levantou preocupações de que muita fruta pode elevar os níveis de açúcar no sangue e que a proteína é um elemento essencial para reparar as células e os músculos do corpo. “A fruta é um alimento maravilhoso, mas não vai ser capaz de lhe dar todos os nutrientes que você precisa.”

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