Beleza

Respirar corretamente ajuda a turbinar o seu treino

Atualizado em 20 de fevereiro de 2020
Respirar corretamente ajuda a turbinar o seu treino

Cuidados que incluem respirar da maneira correta durante as atividades físicas ajuda na qualidade do treinamento

É comum presenciar algum colega de musculação prendendo a respiração na hora de fazer a força. Porém, além de não ser indicado, respirar de maneira forçada pode tirar a potência do treino. Afinal, durante as atividades físicas, quando a respiração não é correta, os riscos de lesões podem aumentar.

A sobrecarga no diafragma pode até causar câimbras no órgão, trazendo incomodo dolorido na lateral do abdômen.

Regra de respiração

Segundo Fernando Thomaz, profissional de educação física da Academia Just Fit, em São Paulo, a regra da respiração é soltar o ar no estímulo e inspirar quando estiver soltando o peso.

Durante a expiração os músculos abdominais se contraem. “Nesse caso, se a respiração não for feita da maneira correta, além de dar a sensação de cansaço mais rápido, o exercício pode nem ser aproveitado”.

Outra dica importante é o foco na hora de treinar. “Realizar atividades físicas com intensidade adequada, no mínimo três vezes por semana, respeitando as características individuais de cada pessoa, aumenta consideravelmente a taxa do metabolismo basal. Isso nada mais é do que o consumo de calorias que utilizamos para realizar nossas atividades diárias. Consequentemente ajuda a melhorar o condicionamento físico e a diminuição de percentual de gordura em relação ao peso total”, finaliza Thomaz.

Combinar a respiração com o exercício é algo que ajuda na absorção do treinamento, e portanto faz com que a atividade seja mais prazerosa e aproveitada pelo nosso corpo.

Eventualmente, a alta intensidade dos exercícios influencia na respiração, mas isso não deve causar grandes desconfortos.

Além disso, a dificuldade excessiva de manter uma respiração controlada pode denunciar problemas de saúde que devem ser investigados. Afinal, interferem no tipo de treinamento e na frequência das atividades escolhidas.

Caso sinta que tem mais dificuldade do que considera normal para respirar durante exercícios, consulte o médico, pois, diversas situações podem se denunciar uma má respiração.

Leia Também

Evite a dor lateral na barriga ao correr

Evite a dor lateral na barriga ao correr

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

3 exercícios de alongamento que todo mundo deve conhecer

3 exercícios de alongamento que todo mundo deve conhecer

4 dicas para respirar melhor enquanto corre

4 dicas para respirar melhor enquanto corre

Curta nossa página

Siga no Pinterest