Beleza

Aprenda a aproveitar os benefícios do colágeno

Atualizado em 12 de março de 2019
Aprenda a aproveitar os benefícios do colágeno

Proteína previne o envelhecimento, mas também oferece inúmeras outras vantagens para cabelos, ossos, cartilagem, perda de peso e até em úlceras

Envelhecimento, rugas, celulites e flacidez são palavrinhas que assombram qualquer pessoa – principalmente as mulheres. Os efeitos da idade são inevitáveis e difíceis de serem combatidos apenas com hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos. Diante disso, cresce a busca pelos benefícios do colágeno para a pele e no combate ao desgaste que vem com a idade.

Com produção própria no nosso corpo, o colágeno começa a ficar cada vez mais “restrito”, diminuindo sua produção 1% ao ano após os 30 anos de idade. Na menopausa pode chegar a até 65% menos. “Ele é constituído pelos aminoácidos Glicina, Prolina, Arginina e Hidroxiprolina, e representa a forma mais abundante de proteína que pode ser
encontrada no corpo humano. Ele corresponde a 30% das proteínas presentes no organismo”, conta a nutricionista Dalila Marciele Nunes.

De acordo com ela, uma das principais funções do colágeno é formar as fibras que dão sustentação à pele, mas que os cabelos, unhas, dentes, ossos e cartilagens também têm muito a ganhar, e alguns estudos apontam que ajuda também no combate à Síndrome do Intestino Irritável.

“Algumas práticas, como tabagismo, exposição ao sol de forma indevida e tensão emocional reduzem a produção de colágeno no corpo, diminuindo a elasticidade da pele, contribuindo para o surgimento de rugas, celulites e flacidez”, explica.

Alimentos ricos em colágeno

Os alimentos ricos em colágeno são as carnes – vermelha, frango e peixe – porém, elas também possuem gorduras saturadas e é preciso ter cuidado na quantidade ingerida desses alimentos. A melhor forma de se obter o colágeno puro é através da suplementação, e pode ser encontrado em pó, líquido ou em cápsulas, ser hidrolisado ou não. O hidrolisado é quando ocorre a quebra das moléculas de proteína do boi, sendo assim mais facilmente absorvidas pelo organismo.

“O intuito é facilitar a sua absorção pelo organismo sem que suas propriedades benéficas sejam perdidas. Portando, a absorção do colágeno hidrolisado a é considerada a melhor forma de consumo, porque torna o colágeno puro, concentrado e livre de gorduras”, afirma Dalila. Até porque o colágeno hidrolisado tem dez vezes mais aminoácidos que um bife e ajuda na sensação de saciedade, que faz com que a pessoa sinta menos fome e, consequentemente, perca peso.

Aliado a uma alimentação saudável que potencializa suas ações, o colágeno também beneficia a pressão arterial, mantendo melhor controle, úlceras gástricas e osteoporose.

 

Leia Também

Alimentação e Depressão: como aliviar os sintomas

Alimentação e Depressão: como aliviar os sintomas

Apreciar a comida pode te fazer viver melhor

Apreciar a comida pode te fazer viver melhor

10 dicas para pessoas introvertidas em situações sociais

10 dicas para pessoas introvertidas em situações sociais

Adote os hábitos certos para acelerar seu metabolismo

Adote os hábitos certos para acelerar seu metabolismo

10 alimentos para aumentar seu bom humor

10 alimentos para aumentar seu bom humor

Curta nossa página

Siga no Pinterest