Alimentação

7 frutas permitidas em uma dieta lowcarb

16 de outubro de 2018
7 frutas permitidas em uma dieta lowcarb

Conheça algumas frutas que podem ser consumidas durante uma dieta cetogênica, ou seja, pobre em carboidratos

Se você quer emagrecer, é muito provável que já tenha experimentado uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos e alto teor de gorduras.

A essência do plano alimentar? Ingerir tão poucos carboidratos que seu corpo entra em cetose – um estado de queima de gordura para energia, em vez de carboidratos ou açúcares.

Para permanecer em cetose, você consome apenas de 5% a 10% de suas calorias de carboidratos – que para a maioria dos seguidores é inferior a 20 gramas por dia – e, em vez disso, consome quantidades moderadas de proteína e quantidades elevadas de gordura.

Portanto, ao fazer uma dieta cetogênica, é preciso tomar cuidado com o consumo de frutas. Sim, elas são saudáveis, mas costumam ser riquíssimas em carboidratos. Uma maçã de tamanho médio, por exemplo, que sozinha tem de 20 a 25 gramas de carboidratos – a dose recomendada de carboidrato de um dia inteiro.

Mas existem algumas frutas que podem se adaptar bem à quantidade atribuída de carboidratos por dia. Veja quais são.

Abacates

Essa fruta é a estrela cetogênica. Ricos em gorduras monoinsaturadas saudáveis, vitaminas, minerais e fibras, mas super pobres em carboidratos. Um abacate inteiro tem apenas 2 gramas líquidos de carboidratos.

Amora

A diarreia cetóide (e constipação) é uma realidade e, embora existam alguns possíveis culpados, não comer fibras o suficiente é um deles. É por isso que comer alimentos ricos em fibras, como as amoras, é importante. Uma xícara de amoras tem quase 8 gramas de fibra, o que representa cerca de um terço do valor diário recomendado e apenas seis gramas de carboidratos líquidos.

Coco

Cocos são definitivamente cetônicos. Meia xícara de coco tem 13 gramas de gordura saudável e cerca de 2,5 gramas de carboidratos líquidos.

Limão

OK, então você não vai exatamente começar a mastigar fatias de limão no café da manhã. Mas se você usq a fruta cítrica para temperar sua água ou chá, pode continuar usando-a. Os limões são totalmente bons para os seguidores do dieta cetogênica. O suco de uma fatia de limão tem menos de ½ grama de carboidratos líquidos, apenas 2 calorias, além de um pouco de vitamina C e cálcio.

Azeitonas

Sim, esses petiscos salgados também são tecnicamente categorizados como frutas. As gorduras saudáveis nas azeitonas são extraídas para fazer azeite extra-virgem, por isso não deve ser muito surpreendente que estas frutinhas sejam ricas em antioxidantes e contenham cerca de 10 gramas de gorduras saudáveis por porção. Um punhado tem só 3 gramas de carboidratos líquidos.

Framboesa

Em 1/4 de xícara de framboesas você receberá cerca de 1,5 gramas de carboidratos líquidos. Isso representa cerca de 10% do consumo diário de carboidratos de quem segue a dieta cetogênica, mas você também estará obtendo uma quantidade sólida de vitaminas C e K. Embora não muito populares no Brasil, é possível encontrá-las congeladas, são perfeitas para bater com iogurte.

Morangos

Morangos têm cerca de 2 gramas de carboidratos líquidos em ¼ xícara, ou 8 gramas líquidos de carboidratos em um copo cheio. A melhor parte é sua versatilidade: adicione-os ao iogurte grego, coloque-os em uma salada, jogue-os em cima de uma sobremesa ou use-os para fazer uma refrescante água saborizada.

 

 

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