Beleza

As vantagens e os cuidados especiais com a pele negra

Atualizado em 20 de novembro de 2015
As vantagens e os cuidados especiais com a pele negra

 A pele negra tem viço e demora mais para envelhecer, mas também precisa de cuidados, como proteção solar

A pele negra é conhecida por seu viço e beleza mesmo em mulheres mais velhas. Por ter a epiderme mais espessa, é bastante resistente a agressões externas, mas isso não significa que ela está livre da necessidade de cuidados específicos. Pelo contrário.

Ela precisa de hidratação constante, pois essa proteção natural da estrutura pode impedir que os principais ativos de hidratantes sejam absorvidos – gerando um ressecamento natural -, de acordo com Tatiana Gabbi, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“A hidratação diária é a melhor sugestão para cuidado da pele negra e, para evitar o ressecamento, são indicados produtos que tenham ingredientes especiais como a manteiga de cacau, conhecida por devolver a proteção natural”, afirma a dermatologista, que também é médica assistente do departamento de dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A sugestão da especialista é que banhos com água em temperatura muito quente e demorados sejam evitados, pois essa ação pode retirar a proteção natural da pele. “Após o banho, sugiro à pessoa não se secar completamente. Com a pele ainda úmida, passe o hidratante e espalhe para melhor penetração. O resultado será ainda melhor se a aplicação da loção for realizada mais de uma vez ao dia”, explica.

 

Sueli Cagliari, gerente de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Unilever, explica que usar um hidratante adequado ao tipo de pele faz toda a diferença para cuidar da pele.

 

Mais colágeno

As células da pele negra também produzem mais colágeno e, por esse motivo, a pele tem mais firmeza e elasticidade, além demorar mais tempo para envelhecer.

A melanina, responsável pela pigmentação, está presente em maior quantidade na pele negra, em comparação com a branca. A médica explica que a melanina funciona como um protetor solar natural diminuindo o fotoenvelhecimento. Apesar dessa proteção natural, o uso de protetor solar é indispensável.

“Como existe predisposição para pigmentação em excesso (manchas), pode acontecer uma pigmentação irregular, com formação de melasmas. Também é bom evitar traumas, como espremer espinhas e aplicação de piercings, por exemplo”, destaca a médica.

Leia Também

Trate as estrias com alimentação adequada

Trate as estrias com alimentação adequada

Efeito sanfona nunca mais em 4 passos

Efeito sanfona nunca mais em 4 passos

Cuidado com os treinos intensos: aprenda a dosar

Cuidado com os treinos intensos: aprenda a dosar

6 mitos e verdades sobre os abdominais

6 mitos e verdades sobre os abdominais

Método Tabata: treinamento promete corpo dos sonhos em pouco tempo

Método Tabata: treinamento promete corpo dos sonhos em pouco tempo

Curta nossa página

Siga no Pinterest