Alimentação

Dukan e Atkins: a diferença entre as dietas lowcarb

Atualizado em 16 de março de 2019
Dukan e Atkins: a diferença entre as dietas lowcarb

As dietas pobres em carboidratos mais populares possuem diferenças. Entenda e escolha a melhor

As dietas lowcarb, ou seja, com baixo consumo ou nenhum de carboidrato, estão em alta, pois são realmente eficientes na perda de peso e gordura localizada. As mais populares são a tradicional dieta do Dr. Atkins, popular desde a década de 1980 e a vedete das famosas, a dieta do Dr. Dukan, famosa por ser responsável pela boa forma da princesa Kate Middleton.

Para esclarecer essas diferenças, falamos com a nutricionista Renata Miranda, da Clínica Benesse, Entenda as diferenças essenciais entre as duas dietas, pontuadas pela especialista:

Dukan

Foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan. É uma boa opção para quem precisa perder peso rapidamente, mas não é uma dieta que muda os hábitos alimentares. Por isso, se a pessoa não tiver cuidado, pode recuperar todo o peso perdido em pouco tempo. Dividida em quatro fases, permite, segundo seu criador, emagrecer cerca de cinco quilos já na primeira semana. Na primeira fase, a alimentação é feita apenas com proteínas puras e o tempo de duração da dieta depende da quantidade de peso que a pessoa quer perder.

Atkins

A dieta do doutor Atkins restringe a ingestão de qualquer tipo de carboidrato, o que leva o organismo a passar por um processo bioquímico que faz o fígado transformar a gordura do corpo em corpos cetônicos. Essas últimas substâncias então são utilizadas como fonte de energia no lugar do carboidrato não consumido, o que levaria ao emagrecimento. Tal acontecimento é conhecido como cetose. De acordo com o médico, enquanto o organismo está em processo de cetose, a fome não existe, fenômeno que contribui grandemente para a perda de peso.

Prós e contras

Dukan

Não é uma reeducação alimentar e em pouco tempo o peso pode voltar ao que era antes. Dietas restritivas podem ajudar a perder peso rápido mais também ajudam ao organismo a ficar no efeito sanfona.

Atkins

Também não é uma reeducação alimentar. Por ser tão restritiva, a dieta do doutor Atkins causou polêmicas no meio médico. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo. Por isso, ficar sem essa substância pode levar ao cansaço, à tontura, à alteração de humor, ao sono excessivo, a desmaios e aos tremores. Além disso, o cérebro ficará sem energia, o que causa problemas de concentração. Com isso, ele liberará mais gorduras saturadas no organismo, o que leva ao aumento do colesterol e a possíveis doenças cardiovasculares. E como a ingestão de fibras é pequena também, o intestino pode ficar lento e com prisão de ventre.

Quando questionada sobre qual delas indicaria, ela é categórica: “por um tempo mais curto indicaria a dieta Dukan, mas com acompanhamento médico”.

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