Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

A preocupação com a transmissão do COVID-19, aumentou em muito. As maiores dúvidas são sobre a transmissão do coronavírus. Saber quanto tempo o vírus fica em superfícies é imprescindível para se prevenir

Um estudo recente descobriu que o coronavírus, COVID-19, pode sobreviver até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e entre dois a três dias em plástico e aço inoxidável. Além disso, os pesquisadores também descobriram que esse vírus pode permanecer como gotas no ar por até três horas antes de caírem nas superfícies. Mas na maioria das vezes eles caem rapidamente.

Ainda não sabemos muito sobre como condições diferentes, como exposição à luz solar, calor ou frio, podem afetar esses tempos de sobrevivência do vírus. A transmissão do vírus se dá através de gotículas ou secreções contaminadas, que podem se instalar em diversos objetos e superfícies

Portanto, o recomendado é continuar a seguir as recomendações de limpar superfícies e objetos que são frequentemente tocados no dia a dia. Por exemplo, balcões, mesas, maçanetas, utensílios de banheiro, banheiros, telefones, teclados, tablets e mesas de cabeceira. E não esquecer de limpar sempre as mãos com sabão ou álcool em gel 70.

Se as superfícies estiverem sujas, o ideal é higieniza-las primeiro com detergente e água e depois desinfectá-las. Alguns produtos recomendados para higienizar os ambientes e matar o coronavírus são:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes em geral
  • Limpadores multiuso com cloro
  • Limpadores multiuso com álcool
  • Álcool de limpeza (líquido)
  • Detergente
  • Sabão

Para a higiene das mãos o ideal é lavar as palmas por 20 segundos com água e sabão depois de tocar em objetos que são utilizados por muitas pessoas, como botões de elevadores, corrimãos e maçanetas. Igualmente importante é limpar as compras depois de ir ao supermercado e os sapatos após ir a lugares onde possa ter entrado em contato com superfícies infectadas.

 

Fonte: Harvard Health Publishing