Coronavírus

Coronavírus: Como ser produtivo no home office

Atualizado em 25 de março de 2020
Coronavírus: Como ser produtivo no home office

Trabalhar de casa com certeza é um desafio. Para quem nunca trabalhou dessa maneira, entrar de cabeça na nova rotina pode deixar tudo confuso e afetar a produtividade. Mas com medidas simples é possível tornar o home office organizado e prazeroso

Por causa da crise do Coronavírus e pensando na segurança e saúde dos seus funcionários, muitas empresas passaram a adotar o esquema de home office. E para muitos, que nunca haviam trabalhado nessa forma, saber organizar a vida e desligar o botão do cérebro de que estar em casa é sinônimo apenas de descanso, ou evitar só pensar de trabalho o tempo inteiro e não conseguir descansar, é muito complicado. Porém, com algumas dicas, essa rotina pode se tornar menos estressante.

Saiba quando começar e terminar de trabalhar

Manter horários de trabalho é muito importante. Por isso, ter uma rotina fixa pode te ajudar a diferenciar os momentos de trabalho e os momentos de descanso. Coloque um despertador que marque os horários de início e término de trabalho. Assim, você sempre saberá os horários certos e evitará que trabalhe demais ou de menos.

Se arrume para trabalhar

Estando em casa a vontade de trabalhar de pijama pode ser grande. Mas ao fazer isso, você pode ficar mais tentando a procrastinar, por se sentir muito confortável. O ideal é se arrumar como se fosse um dia de trabalho normal. Ao fazer isso, seu cérebro entende que esse é um horário de produção, e não de relaxamento. Além disso, dessa forma será mais fácil ser pego de surpresa caso aconteça uma chamada de vídeo.

Converse com seus familiares

Em um momento em que estamos todos juntos em casa, sem que ninguém possa sair para evitar uma possível contaminação, é importante que seus familiares saibam quando você poderá atender um chamado ou não. Portanto, converse com a sua família. Delimite e mostre seus horários, e peça que só chamem durante esse período quando for extremamente necessário.

Tire algumas pausas para respirar

Alguns estudos mostram que caminhar 5 minutos entre o horário de trabalho ajuda na produtividade. Levante, tome um café ou uma água. Respire lentamente e solte bem devagar o ar. É uma época complicada e a ansiedade pode bater na porta, mas todos estão sentindo isso. Para se manter produtivo, também é importante cuidar da sua saúde mental.

Tenha um espaço fechado para trabalhar

Se possível, arrume um lugar com uma porta. Dessa maneira, ao entrar e sair, será mais fácil entender quando seu trabalho começa e quando termina. Isso ajudará a determinar um espaço diferente do seu trabalho e do resto da casa, evitando que a sensação de que a casa se tornou o escritório aconteça. Procure um ambiente silencioso, confortável e seguro onde possa realizar suas tarefas. Além disso, evite trabalhar na cama. Sentar em uma cadeira evita problemas de coluna futuros e te dá uma sensação de trabalho maior.

Planeje suas tarefas e crie pequenas metas

Organize sua agenda e tenha um planejamento completo do seu dia. Se possível, faça uma lista com as tarefas mais importantes a serem realizadas no dia. Dessa forma você consegue começar o dia já sabendo o que deverá ser feito.

Uma tarefa não é uma coisa única. Mas sim, composta de diversos pequenos passos. Assim como numa caminhada, os primeiros passos são mais difíceis, mas com o tempo se tornam mais fáceis. Por isso, caso consiga, fragmente demandas maiores em passos pequenos. Ao conseguir realizar cada uma dessas pequenas metas, você estará mais perto de concluir um objetivo maior. Além disso, a realização de ter conseguido entregar essas metas te ajudará na sua motivação, o que facilitará suas outras atividades.

Use aplicativos para te ajudar a focar

Aproveite da tecnologia e utilize aplicativos que possam te ajudar a se manter focado. Seja para ouvir uma música que possa te colocar concentrado, ou para te ajudar a monitorar os períodos de maior foco, alguns sites e aplicativos te ajudam na missão de se manter ativo durante o home office.

Opções como o Trello ou o Asana são ótimos para criar listas de tarefas e lembretes. Já outros, como o Stay Focus, controlam o tempo que você gasta em determinados sites. Além destes, o FocusList permite que você crie temporizadores para cada tarefa e é uma ótima maneira para manter o foco.

Leia Também

Coronavírus no Brasil: O que é o vírus e como se prevenir?

Coronavírus no Brasil: O que é o vírus e como se prevenir?

Como fugir do pessimismo durante a crise do Coronavírus

Como fugir do pessimismo durante a crise do Coronavírus

Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

Equilibrar home office e cuidado com os filhos é possível

Equilibrar home office e cuidado com os filhos é possível

Curta nossa página

Siga no Pinterest