Equilíbrio

5 dicas práticas para acabar com o estresse

Atualizado em 7 de junho de 2019
5 dicas práticas para acabar com o estresse

Fator de ganho de peso e falta de qualidade de vida, o estresse mina a saúde mental e física

O estresse é um dos fatores mais determinantes para o ganho de peso, pois atua ativamente na liberação do hormônio cortisol. Na opinião da coach de Estilo de Vida Malu Fuchshuber, é possível diminuir o nível de estresse com exercícios simples, que ajudam a sentir-se “presente” e estimulam o autoconhecimento.

Veja 5 dicas práticas da especialista para ajudar a reduzir o estresse:

    1. Intuição é para você. Na hora de tomar uma decisão importante, preste atenção na sua voz interior. Muitos de nós já ouvimos falar na famosa “intuição”. Mas como reconhecer se o que estamos pensando, sentindo vem da voz da alma, do amor ou do nosso ego, com nossos medos e condicionamentos? Da próxima vez, observe: O ego grita, a alma sussurra.
    2. Xô ansiedade. Sempre que se sentir ansioso, com o ritmo dos pensamentos acelerados, lembre-se de trazer sua cabeça de volta para cima do pescoço… é fácil assim: inspire contando mentalmente até 2, expire contando até 4. Repita por 10 vezes. Como foi? Observe o espaço que se abre. Parabéns! Você experimentou “estar presente”, o melhor antídoto para ansiedade.
    3. Seja dono do seu dia. Organize seus afazeres e estabeleça sua prioridade antes de olhar a sua caixa de entrada, WhatsApp e mídias. Decida o que é importante para você, faça a sua agenda, realize aquilo que é essencial para que avance e, só depois, atenda às necessidades e urgências dos outros.
    4. Medite diariamente. Se você já tentou meditar e logo desistiu por não conseguir parar, não se desespere. A natureza da mente é pensar; querer dar o comando para parar de pensar é o mesmo que querer dar a ordem para o seu coração parar de bater – e isso nem te passa pela cabeça, certo? Então, torne tudo mais simples, apenas sente-se em um local tranquilo, feche os olhos, respire e “deixa ser”. Apenas observe, sem controlar, sem julgar, sem querer que nada seja diferente. Comece com um minuto e aumente gradativamente. Ao meditar, seu corpo libera substâncias químicas que, juntas, geram um “coquetel da Plenitude”. Em breve, se tornará um viciado em meditação!
    5. Corte os “deveria” e os “tenho que” do seu dia. Estas são expressões que geram profundo sentimento de que “não tenho”, “não fiz” ou pior, “não Sou” o suficiente. Culpa, vergonha e a vontade de controlar mais e mais só vão piorar sua condição. Quando sentir o diálogo interno aumentando, pare, respire e lembre por apenas um minuto de algo pelo qual você é grato neste momento, pelo que já fez, o quanto avançou, pelo que já é. Experimente a paz interna que se abre ao olhar para a metade cheia do copo. O exercício da gratidão vai te ajudar a sentir-se renovado e mais otimista com a vida.

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