Equilíbrio

5 dicas práticas para acabar com o estresse

Atualizado em 3 de outubro de 2019
5 dicas práticas para acabar com o estresse

Fator de ganho de peso e falta de qualidade de vida, o estresse mina a saúde mental e física

O estresse é um dos fatores mais determinantes para o ganho de peso, pois atua ativamente na liberação do hormônio cortisol. Na opinião da coach de Estilo de Vida Malu Fuchshuber, é possível diminuir o nível de estresse com exercícios simples, que ajudam a sentir-se “presente” e estimulam o autoconhecimento.

Veja 5 dicas práticas da especialista para ajudar a reduzir o estresse:

Se concentre na intuição

Na hora de tomar uma decisão importante, preste atenção na sua voz interior. Muitos de nós já ouvimos falar na famosa “intuição”, entretanto, como reconhecer se o que estamos pensando é algo da intuição e não ego ou vontades? observe sempre, a intuição são indícios naturais do nosso dia a dia.

Xô ansiedade

Sempre que se sentir ansioso, lembre-se de trazer a cabeça de volta para cima do pescoço. Inspire contando mentalmente até 2, expire contando até 4. Repita por 10 vezes.

Seja dono do seu dia

Organize seus afazeres e estabeleça sua prioridade antes de olhar a sua caixa de entrada, WhatsApp e mídias. Então, decida o que é importante para você, faça a sua agenda, realize aquilo que é essencial para que avance e, só depois, atenda às necessidades e urgências dos outros.

Medite diariamente

Se você já tentou meditar e logo desistiu por não conseguir parar, não se desespere.

A natureza da mente é pensar; dar o comando para parar de pensar é o mesmo que querer dar a ordem para o seu coração parar de bater. Então, torne tudo mais simples, sente-se em um local tranquilo, feche os olhos, respire e “deixa ser”.

Apenas observe, sem controlar, sem julgar, sem querer que nada seja diferente. Comece com um minuto e aumente gradativamente.

Corte os “deveria” e os “tenho que” do seu dia

Estas são expressões que geram profundo sentimento de que “não tenho”, “não fiz” ou pior, “não Sou” o suficiente. Culpa, vergonha e a vontade de controlar mais e mais só vão piorar sua condição. Quando sentir o diálogo interno aumentando, pare, respire e lembre por apenas um minuto de algo pelo qual você é grato neste momento, pelo que já fez, o quanto avançou, pelo que já é.

Experimente a paz interna que se abre ao olhar para a metade cheia do copo. O exercício da gratidão vai te ajudar a sentir-se renovado e mais otimista com a vida.

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