5 alimentos para mandar o estresse embora!

Uma situação estressante pode acabar com nosso dia e até mesmo frustrar os nossos planos. Mas você também pode ajudar, e muito, a melhorar a sua relação com esse sentimento

A rotina estressante entre filhos, casa e trabalho. O trânsito caótico da cidade. Uma atividade planejada que não saiu conforme o planejado. Tudo isso é potencializado por um sentimento comum a todos: o estresse. E, apesar de não parecer, o estresse é um sentimento muito nocivo para o nosso corpo e mente. Há quem pense que ele é simplesmente um causador de mau humor, mas esse é um pensamento muito equivocado. A verdade é que o estresse ajuda a aumentar a produção de gordura no organismo, além de causar sintomas como enxaqueca, fadiga, dor no corpo, entre outros.

Porém, é normal que os sintomas emocionais sejam ignorados ou taxados como “besteira” ou até mesmo “fraqueza”, e que a ajuda só seja buscada quando os sintomas extrapolam e passam para o físico. Fato é que esperar que isso aconteça é a pior coisa que você pode fazer. Afinal, apenas com algumas dicas e informações é possível se cuidar e evitar que o estresse prejudique ainda mais a sua vida.

Seja através de alimentos, exercícios ou apenas algumas mudanças na rotina, verdade é que mandar o estresse embora pode ser mais fácil do que você imagina! Foi pensando nisso que separamos algumas dicas de alimentação fáceis de incluir no seu dia corrido e que vão fazer toda a diferença para melhorar o seu humor e disposição.

Alimentos que ajudam a aliviar o estresse

Nozes e castanhas

Castanhas e nozes são o lanche ideal quando você está estressado. Esses alimentos oferecem muitos benefícios à saúde: são ricos em ácidos graxos ômega-3 que ajudam a reduzir o risco de depressão e em triptofano, usado na produção da melatonina, o hormônio do bem-estar e do sono. Comer um punhado de nozes por dia é uma maneira simples de melhorar o seu humor. E as pessoas que estão felizes tendem a ser menos estressadas.

Farelo de aveia

Se você tem um dia agitado de reuniões à frente, uma tigela de aveia é exatamente o que você precisa. Um café da manhã saudável é embalado com fibras, o que faz com que os níveis de açúcar no sangue subam lentamente e de forma constante. Isso significa que a aveia pode mantê-lo saciado até o seu almoço.

Vegetais de folhas verdes

Quando você não tem muito tempo para o almoço, é realmente tentador pegar um lanche ou salgado. Mas tente comer uma salada. Por quê? É mais leve em calorias e, portanto, melhor para a sua boa forma. Além disso, vegetais de folhas verdes, como espinafre, contêm ácido fólico. Seu corpo precisa desta vitamina B para construir o neurotransmissor dopamina, que pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão. E mais, uma salada leve não pesa em seu estômago como um hambúrguer gorduroso. Isso faz você se sentir mais energizado na parte da tarde e ajuda a lidar melhor com situações estressantes.

Mirtilo

A fruta roxa é especialmente alta em antocianinas (antioxidantes), que oferecem muitos benefícios para a sua saúde, especialmente em termos de reduzir o estresse. Mirtilos também contêm vitamina C, que impulsiona o sistema imunológico. Isto é particularmente importante porque as pessoas que estão constantemente estressadas tendem a ficar doentes mais frequentemente. E você pode usá-los congelados mesmo, já que no Brasil é difícil encontrá-los frescos.

Chocolate amargo

Um estudo publicado no International Journal of Health Sciences descobriu que os polifenóis (fitoquímicos) contidos no cacau podem reduzir o nível de hormônios do estresse em seu sangue (especialmente cortisol). Então, da próxima vez que você estiver em ponto de explosão, desfrute da sensação de um pedaço de chocolate amargo derretendo na sua boca (mínimo 70% de cacau).