Equilíbrio

Não consegue meditar? A gente te ajuda

Atualizado em 10 de outubro de 2019
Não consegue meditar? A gente te ajuda

A meditação é uma técnica de treinamento da mente. Mas existem muitas técnicas de meditação – então, como você aprende a meditar?

“Na tradição budista, a palavra” meditação “é equivalente a uma palavra como” esportes “. Afinal, é uma composição de atividades”, diz o diretor do laboratório de neurociências da Universidade de Wisconsin, Richard J. Davidson, ao New York Times.

É extremamente difícil para um iniciante sentar-se por horas e não pensar em nada ou ter uma “mente vazia”.

Existem algumas ferramentas, como vídeos de mediação iniciante. Em geral, a maneira mais fácil de começar a meditar é concentrando-se na respiração.

Meditação de concentração

A meditação de concentração envolve focar em um único ponto.

Isso poderia implicar em seguir a respiração, repetir uma única palavra ou mantra, olhar uma chama de vela, ouvir um gongo repetitivo ou contar contas em uma mala (terço budista).

Uma vez que o foco da mente é desafiador, um iniciante pode meditar por apenas alguns minutos e depois trabalhar com durações mais longas.

Nesta forma de meditação, você simplesmente reorienta sua consciência sobre o objeto escolhido de atenção cada vez que você percebe sua mente vagando. Portanto, em vez de perseguir pensamentos aleatórios, você simplesmente deixa-os ir.

Meditação de mindfulness

A meditação consciente estimula o praticante a observar pensamentos errantes à medida que atravessam a mente. Entretanto, a intenção é não se envolver com os pensamentos ou julgá-los, mas estar atento a cada nota mental e como surgiu.

Com meditação consciente, você pode ver como seus pensamentos e sentimentos tendem a se mover em padrões particulares, e então,se tornar mais consciente da tendência humana de julgar rapidamente uma experiência como boa ou ruim, agradável ou desagradável. Com a prática, desenvolve-se um equilíbrio interno.

Em algumas escolas de meditação, os alunos praticam uma combinação de concentração e mindfullness. Muitas disciplinas exigem silêncio – em maior ou menor grau, dependendo da professora.

Outras técnicas

Existem várias outras técnicas para meditar. Por exemplo, uma prática diária de meditação entre monges budistas se concentra diretamente no cultivo da compaixão. Isso envolve imaginar eventos negativos e reformulá-los em uma luz positiva transformando-os através da compaixão. Há também técnicas de meditação em movimento, como tai chi e qigong.

Benefícios

Se o relaxamento não é o objetivo da meditação, muitas vezes é um resultado. Na década de 1970, Herbert Benson, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, cunhou o termo “resposta de relaxamento” depois de realizar pesquisas sobre pessoas que praticavam meditação transcendental. A resposta de relaxamento, nas palavras de Benson, é “uma resposta inversa e involuntária que causa uma redução na atividade do sistema nervoso”.

Desde então, os estudos sobre a resposta ao relaxamento documentaram os seguintes benefícios a curto prazo para o sistema nervoso:

  • reduz pressão arterial e ritmo cardiorrespiratório
  • melhora a circulação sanguínea
  • diminui a ansiedade e o estresse
  • menos sudorese
  • níveis mais baixos de cortisol no sangue
  • aumenta a sensação de bem-estar
  • ajuda a relaxar mais profundamente

Como meditar?

Este exercício é uma excelente introdução às técnicas de meditação.

    1. Sente-se ou deite-se confortavelmente. Você pode até querer investir em uma cadeira ou almofada de meditação.
    2. Feche seus olhos.
    3. Não faça nenhum esforço para controlar a respiração; simplesmente respire naturalmente.
    4. Concentre sua atenção na respiração e em como o corpo se move com cada inalação e expiração. Observe o movimento de seu corpo enquanto respira. Observe seu peito, ombros, caixa torácica e barriga. Basta concentrar sua atenção em sua respiração sem controlar seu ritmo ou intensidade. Se a sua mente vagueia, retorne seu foco de volta à sua respiração.

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