Equilíbrio

Maus hábitos? Mude-os e transforme em saúde

18 de janeiro de 2019
Maus hábitos? Mude-os e transforme em saúde

É possível transformar manias que atrapalham os planos de cuidar da saúde em rituais diários de autocuidado

Maus hábitos são difíceis de quebrar. Por quê? Além das manias e rituais que fazem sentir seguros, até mesmo as rotinas insalubres são mais fáceis de manter do que de mudar.

Quando se pensa em mudança, tende-se a querer isso para ontem, imediatamente. Mas a natureza humana nem sempre funciona assim e, quando se está estressado, é mais fácil retornar aos velhos comportamentos e desistir da transformação por completo.

É preciso ter em mente que para alterar hábitos é preciso paciência e perseverança. Se já está na metade do caminho, basta seguir as quatro etapas abaixo para terminar essa jornada, segundo as dicas do Vigilantes do Peso.

LEIA TAMBÉM: Cromo pode ajudar a controlar o seu apetite

  • Mantenha um diário. Seja qual for o comportamento que está tentando mudar, anote o plano e acompanhe o progresso todos os dias.
  • Ao tomar uma decisão, é preciso montar um plano de ataque. “Eu nunca vou comer demais” não é um plano, é um desejo. Transformar esse desejo em planejamento é o desafio.
  • Seja flexível. Quando se depara com um obstáculo, não deve se resignar ao fracasso. Se não conseguir ultrapassá-lo de primeira, não pare. A diferença entre aqueles que conseguem e aqueles que não o fazem é a persistência.
  • Reconheça o sucesso. É fácil perder sua motivação quando não vê resultados tão rápido quanto gostaria, então se dê parabéns a cada pequena vitória.

Plano de Ataque

O truque para quebrar maus hábitos é decidir o que você vai fazer em vez ceder. Imagine-se no meio do seu mau hábito. Como você se sente quando o faz? Há algo que você pode fazer em vez disso que lhe dará esse mesmo sentimento? Planejar a ação “em vez disso” é o seu plano de ataque.
Confira a lista de exemplos e use-a como inspiração:

1. Mau hábito: “Beliscar” após o jantar.
Como quebrá-lo: Ocupe-se com um projeto de artesanato, uma caminhada, um filme, um livro.

2. Mau hábito: Comer porções exageradas.
Como quebrá-lo: Ao invés de esperar ter muita fome, alivie essa sensação comendo pequenas quantidades ao longo do dia.

3. Mau hábito: Radicalizar com exercícios – pensar que é ou tudo, ou nada.
Como quebrá-lo: Defina objetivos lentamente. Se você iniciar um programa de exercícios com objetivos olímpicos, estará se preparando para o fracasso.

4. Mau hábito: Dieta ioiô
Como quebrá-lo: Não pense na dieta como uma restrição. Dedique-se à boa saúde e faça escolhas inteligentes.

5. Mau hábito: Ignorar compromissos médicos.
Como quebrá-lo: Encontre um médico que você realmente gosta e que fique no meio de um trajeto diário. Assim as visitas ao consultório não serão tão penosas.

6. Mau hábito: Não comer frutas e legumes.
Como quebrá-lo: Tente dois ou três novos pratos por semana até encontrar seus favoritos. Isso ajuda também a não cair na mesmice.

7. Mau hábito: Não dormir o suficiente.
Como quebrá-lo: Vá para a cama cedo, mesmo se você não estiver cansado. E não vale ficar com a TV ligada ou o celular na mão. Apague as luzes e relaxe.

Curta nossa página

Siga no Pinterest