6 passos para manter uma boa saúde mental

As doenças psíquicas caminham para se tornarem a segunda maior causa de morte entre as pessoas. Aprenda a se cuidar e priorizar sua saúde mental em diversos pontos da sua rotina

Nossa saúde mental muitas vezes é negligenciada. Pensamos na saúde do corpo, mas esquecemos daquela que faz todo o resto funcionar melhor. Uma pesquisa realizada em 2019 enfatiza que 86% dos brasileiros possui algum problema emocional ou transtorno psicológico, acredita?

Inclusive o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: ao todo são 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, apesar de ser um número tão expressivo, a quantidade de pessoas que procuram ajuda médica para cuidar da saúde emocional ainda é muito baixa.

Isso se dá por medo de consultar um psicólogo, ou até mesmo vergonha de tomar antidepressivos, porém, quando tratados, os problemas emocionais podem ser fáceis de conviver e não vão tomar tanto do seu tempo e da sua rotina. Mas se você ainda não se sente confortável em procurar um médico, saiba que algumas atitudes podem ajudar muito a cuidar da sua saúde mental.

Foi pensando nisso que separamos algumas atitudes simples que vão te ajudar a cuidar do seu corpo e mente.

6 dicas para uma boa saúde mental

Mantenha uma rotina regular

Experimente criar uma rotina diária, da hora de acordar aos horários para comer e dormir. Afinal, pessoas que seguem uma rotina regular são mais saudáveis tanto emocionalmente quanto fisicamente.

Exercite-se cinco vezes por semana

Isto na verdade funciona para qualquer doença. Certifique-se de exercitar-se cinco vezes por semana, ou até mesmo todos os dias. Ficar fisicamente ativo é um dos principais contribuintes para o bem estar mental, já que qualquer forma de exercício libera hormônios que nos deixam mais felizes.

Dieta balanceada

Comer uma refeição bem equilibrada, pelo menos cinco frutas e vegetais por dia é um bom começo. Além disso, água de coco e bananas são ricas em potássio e ajudam a elevar o humor, bem como o chocolate – amargo, preferencialmente.

Descubra um hobby

Mesmo que você não tenha tempo para si durante a semana, com todos os compromissos de trabalho e pessoais, reserve metade de um dia para fazer algo que você gosta. Pode ser algo simples como ouvir música, ler livros ou mesmo visitar um salão de beleza para cuidar de si.

Passe tempo com pessoas que você ama

É extremamente importante manter relações fortes com seus amigos, familiares e colegas. É um fato comprovado que o bem-estar mental é muito impactado pela qualidade de seus relacionamentos pessoais.

Evite eletrônicos

Aparelhos eletrônicos são a maior causa de distração hoje em dia. Eles nos impedem de interagir com os outros e ocupam muito do nosso tempo. Certifique-se de parar de usar aparelhos pelo menos uma hora antes de deitar e restrinja seu uso mesmo durante o dia.

Além disso, lembre-se que o ambiente afeta sua saúde mental e como você digere todas as condições do seu dia a dia.