Organize-se, otimize seu dia a dia e ganhe tempo

Dizem que não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Isso é apenas uma meia verdade, mas algumas dicas te ajudam a usar melhor as horas do seu dia

Muitas vezes as pessoas alternam o dia entre perguntar “quanto tempo falta para acabar” e “preciso de mais tempo”. Em ambos os casos, isso sinaliza uma coisa: desorganização.

Uma das habilidades mais eficazes que você pode ter na vida é um gerenciamento poderoso e eficiente. Se você não consegue lidar bem com os seus horários, não há como alcançar seus objetivos no trabalho e na vida fora dele.

Sim, você pode fazer algum progresso, mas isso será muito mais árduo e, é claro, demorado. Só que a sua gestão será uma batalha difícil se você não levar o seu tempo a sério. Para as pessoas que desperdiçam os minutos que têm, elas sabem muito bem como é difícil alcançar objetivos que possam ser levemente difíceis.

Então, se você leva a sério a tentativa de alcançar seus objetivos, precisa entender e buscar enfrentar a necessidade de evitar distrações e ficar imerso nos maus hábitos, aqueles que você sabe que precisa abandonar, mas sempre deixa para depois.

Se você não quer se tornar parte da estatística de 92% das pessoas que não conseguem atingir suas metas de longo prazo, precisa prestar atenção em como você usa o precioso tempo que tem neste mundo. Afinal, tudo é recuperável, menos o tempo.

4 hábitos para cuidar melhor do tempo

Mapeie hábitos

Observe sua rotina, aquilo que te faz perder tempo e o que faz com que o seu foco seja maior. Analise tudo o que faz, afinal, ninguém conhece melhor suas manias e pontos fortes do que você mesmo. Contabilize tudo por uma semana e colha os resultados por muito tempo.

Rotina de ouro

Crie uma rotina simples que permita desempenhar suas atividades de forma eficaz. Faça uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas, reveja a agenda antes de assumir novos compromissos e saia com antecedência para evitar atrasos, por exemplo.

Olho no prêmio

Quando você tem um objetivo para o tempo economizado, terá mais disciplina para alcançá-lo. Se você quer tempo extra para fazer um curso ou sair com a família, programe-se para ser mais produtivo já pensando no tempo necessário para cada uma dessas atividades.

Priorize

Tudo que é importante e não foi feito dentro do prazo se transforma em urgente. Classifique seus compromissos como facultativo, interessante e importante. Isso fará com que tudo seja cumprido sem grandes intercorrências.

Quanto tempo perdemos?

Além de tudo, existem diversos “ladrões”, que nos fazem perder horas sem nem percebermos – em alguns casos percebemos. Veja quanto o brasileiro perde em atividades corriqueiras que, muitas vezes, poderiam ser evitadas:

  • Trânsito – 40 dias por ano;
  • Redes sociais – 65 horas por mês;
  • TV/Netflix – 5 horas por dia;
  • Dormindo – 24 anos por toda a vida.

Fonte: Entrepreneur e Superinteressante