Entenda os hormônios femininos e seu equilíbrio

Equilíbrio hormiessenciais para a boa saúde e o seu descuido pode desregular esse balanço

Hormônios são substâncias que carregam mensagens de um órgão para outro, ou para outros tecidos do organismo. Os hormônios sexuais atuam para permitir o funcionamento adequado do ciclo reprodutivo.

“Os hormônios circulam pelo corpo, normalmente usando a corrente sanguínea, e regulam o funcionamento de outros órgãos e estruturas. Na verdade, a liberação de hormônios é uma das maneiras usadas pelas diferentes partes do corpo para se comunicar. Os hormônios destacados para nós hoje são o estrógeno, a progesterona, a testosterona e o Dehidroepiantrosterona (DHEA).

Eles são fabricados principalmente pelos ovários da mulher, as glândulas sexuais em forma de amêndoas, localizadas na pelve e que também produzem os óvulos.” Explica a Ginecologista Dra Mariana Halla.

Sendo considerado o principal hormônio feminino, o estrógeno prolifera o revestimento interno do útero para uma futura gestação, estimula o tecido mamário e deixa a parede vaginal mais hidratada, assim como todas as outras mucosas do corpo. O estrógeno tem um papel essencial na composição da massa óssea, proteção cardiovascular e cerebral.

A progesterona, que é produzida principalmente durante a segunda metade do ciclo menstrual, prepara o revestimento do útero para que um óvulo possa ser implantado, mas esse hormônio também produz outros efeitos importantes em vários dos tecidos.Já a testosterona, também produzida nos ovários e pelas supra renais, desempenha um papel no estímulo do desejo sexual, na geração de energia e no desenvolvimento da massa muscular.

O DHEA é um hormônio esteróide de ação anabólica, que é produzido principalmente pelas glândulas adrenais ou suprarrenais, a partir do colesterol.Também um precursor da testosterona e de outros hormônios sexuais femininos. É o hormônio em maior quantidade no corpo humano, e vai decrescendo com o envelhecimento. Esta envolvido com cognição, memoria, sexualidade, e bem estar.

Estresse, excesso de peso corporal, sedentarismo e quaisquer medicamentos que você esteja tomando podem causar alterações temporárias ou não em seus níveis hormonais” completa Dra Mariana Halla.