Equilíbrio

Hábitos do dia-a-dia podem ajudar a melhorar sua memória

Atualizado em 30 de maio de 2019
Hábitos do dia-a-dia podem ajudar a melhorar sua memória

Pequenas mudanças no seu cotidiano podem fazer a diferença daqui a alguns anos, proteja a sua memória todos os dias

Seus hábitos diários e estilo de vida – o que você come e bebe, se você se exercita, quanto está estressado e muito mais – afetam sua saúde mental tanto quanto sua saúde física. Um número crescente de pesquisas indica que exercícios regulares e uma dieta saudável podem ajudar a proteger sua memória do declínio relacionado ao envelhecimento.

Exercícios físicos e a memória

Aptidão física e aptidão mental caminham juntas. As pessoas que se exercitam regularmente tendem a permanecer mentalmente afiadas em seus 70, 80 e além. Embora a “dose” exata de exercício não seja conhecida, pesquisas sugerem que o exercício deve ser moderado a vigoroso e a prática deve ser regular. Exemplos de exercícios moderados incluem caminhada rápida, ciclismo fixo, hidroginástica e tênis de mesa competitivo. Atividades vigorosas incluem corrida, dança aeróbica de alto impacto, danças em geral e tênis.

O exercício ajuda a memória de várias maneiras, veja como:

  • Reduz o risco de desenvolver várias condições que afetam a memória, como pressão alta, diabetes e derrame.
  • O exercício é bom para os pulmões e as pessoas que têm boa função pulmonar enviam mais oxigênio para seus cérebros.
  • Há algumas evidências de que o exercício ajuda a construir novas conexões entre as células cerebrais e melhora a comunicação entre elas.
  • Finalmente, a prática de atividades físicas tem sido associada ao aumento da produção de neurotrofinas, substâncias que nutrem as células do cérebro e ajudam a protegê-las contra danos causados ​​por derrame e outras lesões.

Aqui estão algumas maneiras de inserir mais atividade física em sua rotina diária:

  • Ande em vez de dirigir sempre que possível. Se usar o transporte público, desça um ponto ou estação antes e faça o restante do trajeto a pé;
  • Reserve tempo todos os dias para se exercitar. Para motivação extra, peça ao seu cônjuge ou a um amigo para se juntar a você;
  • Use as escadas em vez do elevador;
  • Plante um jardim e cuide dele, isso melhorará sua forma física e seu humor. De quebra você pode comer alimentos plantados em casa;
  • Nade regularmente, se você tiver acesso a uma piscina ou praia;
  • Aprenda um esporte que requer esforço físico moderado, vá jogar bola no parque com os amigos, jogue vôlei, futebol e até queimada.

Aposte nos hábitos do mediterrâneo

Dietas mediterrâneas são ricas em grãos integrais, frutas e vegetais e gorduras saudáveis ​​de peixes, nozes e óleos saudáveis. Este estilo alimentar ajuda a melhorar a saúde do coração e também pode diminuir o risco de problemas de memória.

Em um estudo que acompanhou mais de 2.000 pessoas durante quatro anos, aqueles que seguiram mais de perto uma dieta do tipo mediterrânea tiveram um risco menor de desenvolver a doença de Alzheimer. Um estudo posterior sugeriu que seguir uma dieta do tipo mediterrânea poderia retardar a conversão do comprometimento cognitivo leve em demência completa.

Os tipos de gordura que predominam na dieta também parecem afetar a memória. Como parte da Iniciativa Nacional de Saúde da Mulher, 482 mulheres com 60 anos ou mais foram observadas por três anos. Eles relataram suas dietas e os pesquisadores testaram suas habilidades de memória e pensamento no início do estudo e no final. Aqueles que ingeriram mais gordura insaturada (que é abundante em óleos vegetais e peixes gordurosos) e menos gordura saturada (de carne vermelha e laticínios integrais) tiveram um declínio significativamente menor na memória do que aqueles que ingeriram relativamente pouca gordura insaturada.

Comer várias porções de frutas e vegetais também pode proteger a memória. Os alimentos das plantas são repletos de vitaminas, minerais e outros nutrientes que podem proteger contra a deterioração relacionada à idade em todo o corpo.

* Fonte: Harvard Health

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