Equilíbrio

Meditação pode ter efeito mais benéfico do que férias

Atualizado em 4 de junho de 2019
Meditação pode ter efeito mais benéfico do que férias

Meditar pode ser incrivelmente benéfica para a saúde mental e física, até mais do que as suas esperadas férias

Atualmente a ciência passou a estudar mais e levar a sério práticas como meditação, mindfulness e ioga, ao passo que evidências sugerem múltiplos benefícios psicológicos e físicos desses exercícios de atenção plena, bem como práticas similares como o tai chi e o qi gong.

Revisões sistemáticas e metanálises analisando centenas de pesquisas sugerem que intervenções baseadas em mindfulness ajudam a diminuir a ansiedade, a depressão, o estresse e a dor, e ajudam a melhorar a saúde geral, a saúde mental e a qualidade de vida. Essas práticas também parecem reduzir a inflamação e aumentar a resposta imunológica.

Melhor do que férias

E parece que isso pode trazer mais relaxamento em longo prazo do que as suas esperadas férias. Os poucos estudos realizados sugerem que as férias resultam em efeitos positivos reais na saúde e bem estar, mas temporários.

E isso foi comprovado por meio de um estudo realizado em um resort no sul da Califórnia com 91 mulheres voluntárias que não tinham nenhum problema grave de saúde, não estavam grávidas, nem tomavam hormônios ou antidepressivos.

A intervenção foi uma meditação estabelecida e um retiro de yoga composto por 12 horas de meditação, nove horas de yoga e exercícios auto-reflexivos durante uma semana. Os participantes foram divididos em três grupos de cerca de 30 pessoas: meditadores experientes, mulheres que nunca meditaram e um grupo que simplesmente “saiu de férias”. Os 30 “participantes de férias” ouviram palestras sobre saúde e fizeram coisas divertidas ao ar livre durante a semana.

No final, todos os três grupos (férias, iniciantes e meditadores regulares) apresentaram melhorias estatisticamente significativas nos índices de estresse e depressão, que foram medidos usando questionários bem estabelecidos e comumente usados. Se pararmos por aí, parece que as férias são tão boas quanto os exercícios de mindfulness para redução do estresse e elevação do humor.

Mas o que é realmente impressionante é o resultado de 10 meses depois: os meditadores regulares ainda mostraram melhorias significativas nessas pontuações, os meditadores novatos ainda mais. No entanto, os turistas estavam de volta ao ponto inicial.

Os pesquisadores asseguraram que todos os três grupos eram iguais em idade média, nível educacional, status de emprego e índice de massa corporal. Essa descoberta está de acordo com pesquisas anteriores que mostram que as férias têm efeitos benéficos, mas muito temporários, e que as terapias de atenção plena têm efeitos benéficos.

Benefícios físicos a longo prazo da meditação

Os pesquisadores também coletaram amostras de sangue um pouco antes e depois do período de estudo de uma semana. Todos os três grupos mostraram mudanças positivas significativas nos marcadores de imunidade.

No entanto, os meditadores regulares também mostraram mudanças adicionais e mais interessantes. Meditadores regulares mostraram ambos os mesmos tipos de ‘melhorias’ no nível molecular que os outros, mas além disso, exibiram mudanças que também foram associadas favoravelmentea biomarcadores de envelhecimento.

Outros fatores que muitas vezes andam de mãos dadas com a meditação (por exemplo, exercícios, dieta, até mesmo a exposição ao incenso) poderiam ajudar a explicar essas melhorias.

O estudo de férias foi bastante pequeno e incluiu apenas mulheres, e os autores apontam que mais pesquisas nessa área são necessárias. Mas a evidência de que a meditação pode resultar em efeitos psicológicos positivos de longa duração, especialmente para pessoas novas nessas experiências, é convincente.

Além disso, a meditação e a ioga podem aumentar a imunidade, e a prática regular parece promover efeitos genéticos mais complexos relacionados ao envelhecimento saudável.

Fonte: Harvard Health

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