Equilíbrio

Duas horas a mais de natureza podem te deixar mais feliz

Atualizado em 15 de junho de 2019
Duas horas a mais de natureza podem te deixar mais feliz

Duas horas por semana na natureza é o que precisamos para sentir seus benefícios para a nossa saúde e bem-estar

Há muito tempo é sabido que estar ao ar livre é bom para os humanos. Mas autores de um novo estudo, publicado na Scientific Reports, são os primeiros a medir em larga escala e quantificar quanto tempo é necessário para sentir os efeitos.

Isso se aplica a velhos e jovens, homens e mulheres e os ricos e pobres. Os efeitos eram os mesmos, quer os participantes percebessem o seu tempo de natureza em pequenos intervalos ou passassem todo o seu tempo ao ar livre em uma megadose de fim-de-semana.

A natureza, como definida pelo estudo, não precisava ser um deserto intocado ou parques nacionais espetaculares. Praias, parques da cidade ou jardins foram todos incluídos como ambientes naturais.

Surfar ou pedalar ao ar livre pode ser uma ótima maneira de passar o tempo ao ar livre com a obtenção de seus benefícios, mas a atividade física não era necessária para isso. O simples fato de estar em contato com algum tipo de natureza já é benéfico.

O estudo utilizou dados de pesquisas de mais de 19.000 participantes no Reino Unido, que foram questionados sobre seu contato com a natureza.Os participantes também descreveram sua saúde em categorias que variam de “muito ruim” a “muito bom”. E para avaliar o bem-estar, eles deveriam classificar o quanto estavam satisfeitos com sua vida em uma escala de dez pontos.

Como medir o efeito da natureza no bem-estar

Descrever como os fatores na vida das pessoas afetam sua saúde e felicidade é uma tarefa científica notoriamente difícil.Isso porque quantificar o impacto de algo como “tempo gasto na natureza” envolve muitas variáveis.

Muitos fatores afetam nosso relacionamento com um lugar, incluindo fatores políticos, sociais, econômicos, culturais e históricos. Tudo isso afeta nossa experiência subjetiva, que é difícil de quantificar.

Um desafio para o estudo foi que as pessoas saudáveis têm maior probabilidade de passar tempo na natureza, tornando difícil mostrar causa e efeito. Mas mesmo entre pessoas “doentias”, como aquelas com doença de longo prazo, atingir o limiar de duas horas na natureza por semana aumentaram suas pontuações em saúde e bem-estar – elevando seus resultados em comparação com pessoas que não tiveram essa exposição.

Voltar à natureza não é fácil para todos

Embora o tempo na natureza tenha efeitos positivos sobre as pessoas, independentemente da riqueza, idade, sexo ou habilidade, muitas pessoas enfrentam barreiras significativas no acesso a espaços naturais. E isso também acontece aqui no Brasil.

Pessoas com mais dinheiro tendem a viver em áreas mais arborizadas, com mais parques, praças verdes e jardins. Mas isso nem sempre acontece em bairros periféricos, afastados dos grandes centros urbanos, em que a arborização é comprometida e os espaços de natureza são escassos.

Além disso, as pessoas com problemas de mobilidade ou de saúde, que estão em cuidados domésticos ou casas de repouso, também sofrem essa dificuldade, afinal, para elas é muito complicado sair dos seus ambientes internos.

Mas mesmo em um espaço fechado ou numa casa é possível resolver esse problema de alguma maneira. Se ir a um parque ou para a praia for difícil, dá para levar a natureza para mais perto.

Isso pode ser feito com a criação de um jardim ou horta dentro de casa, que as pessoas possam cuidar. Hortas comunitárias também são excelentes opções para levar um pouco de natureza para a vida das pessoas, estejam onde estiverem.

Aliás, a jardinagem provou ser bastante benéfica para a saúde das pessoas também, fisicamente e mentalmente. Manter um jardim e horta alivia o estresse, aumenta a imunidade, queima calorias e funciona como um antidepressivo natural.

Então, como quer que seja, aposte na ajuda da natureza para viver uma vida mais feliz e certamente mais saudável.

Fonte: ABC Australia e Discovery Home and Health

Leia Também

Sente falta do sol? O motivo pode ser sua saúde

Sente falta do sol? O motivo pode ser sua saúde

Conheça os perigos de não tomar sol

Conheça os perigos de não tomar sol

Os benefícios de correr descalço na areia

Os benefícios de correr descalço na areia

8 benefícios da água do mar para a saúde humana

8 benefícios da água do mar para a saúde humana

10 motivos pelos quais é importante brincar

10 motivos pelos quais é importante brincar

Curta nossa página

Siga no Pinterest